Marcus está no Podcast do PublishNews dessa semana para explicar melhor o modelo de negócios que une a autopublicação com mentoria e treinamento de escrita. O publisher explicou que, neste modelo, o autor e a casa editorial tomam decisões juntos, desde a concepção do livro até a sua distribuição e comercialização.
Ao longo da última semana, cerca de 30 alunos acompanharam o primeiro passo dessa empreitada, quando participaram da nona edição do curso Imersão Best-Seller conduzida por Rosely. Ao longo de quatro dias, eles desenvolveram – a partir de exercícios acompanhados de feedbacks, palestras e tutoriais – a “ideia genial” que dará origem ao livro e ainda desenharam um “avatar” do seu público-alvo. Finalizaram o curso com um esboço de como será o livro. Agora, os interessados em desenvolvê-lo começam uma nova etapa, pelas mãos de Barilli.
Marcus explicou que normalmente, o autor encontra duas saídas básicas para ter seu livro publicado: ou a autopublicação ou o processo tradicional, que se submete um original a uma editora e espera ele ser avaliado. O que o Gente-Autoridade propõem é furar essa fila. “Nem sempre o autor postulante está disposto a esperar por isso. Aí só sobra a opção de se autopublicar e a autopublicação o deixa alijado de todas as vantagens e benefícios de ser publicado por uma editora comercial, desde o seu acolhimento por um editor profissional ou por um publisher, que vai orientar sobre o negócio, sobre a precificação do produto, sobre a estratégia de marketing, sobre o lançamento, a tiragem, o giro, a possibilidade de estoque, sobre a resenha...”, disse Marcus na conversa que teve com a equipe do Podcast.
O grande diferencial, segundo explicou Marcus, é a obrigatoriedade de o livro passar pela “método de publicação” da Editora Gente, via o curso de imersão ou não. “Se ele não tiver um livro que esteja idealizado no modelo que a Editora Gente publica -- a construção de um avatar, de uma ideia genial, com o foco no público leitor... --, esse livro não passa para a publicação do Gente-Autoridade. Quando ele vem da Imersão, ele já vem nesse formato”, explicou o publisher. “A proposta do selo é ser um parceiro-editor de um autor, ou seja, complementar um autor naquilo que ele não tem necessidade de esforço, mas ele quer fazer esse esforço”, completou.
Marcus explicou que, nesse modelo, o autor faz o investimento inicial – algo em torno de R$ 30 mil para uma edição de mil exemplares, com 196 páginas em preto e branco – e se torna um sócio do livro junto com a Gente. Ao dividir as entradas apuradas pela venda do livro, a editora fica com 25% e o autor com 75%, diferente dos modelos tradicionais que, em geral, pagam em torno de 10% sobre o preço de capa para o autor a título de direitos autorais. “É uma parceria de planilha aberta”, disse.
O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.
Indicações:
Projeto Humanos - O Caso Evandro
A comunidade secreta (Companhia das Letras), de Philip Pullman
Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.
A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!
Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.
Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.
O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?