Publicidade
Publicidade
O autor como sócio do livro
PublishNews, Redação, 16/11/2020
Marcus Vinicius Barili, recém-contratado pela Editora Gente, fala sobre o novo selo de autopublicação da casa

A Editora Gente, prestes a comemorar seu 34º aniversário, se consolidou no mercado publicando obras de sucesso na área do desenvolvimento pessoal. Este ano, até o momento, ela já conseguiu emplacar 28 títulos na Lista dos Mais Vendidos do PublishNews, cravando, até agora, o sexto lugar no Ranking Geral de Editoras. A editora é também vice-líder nas categorias Negócios e Autoajuda. Recentemente, a empresa comandada por Rosely Boschini anunciou a contratação de Marcus Vinicius Barilli (ex-Melhoramentos) para capitanear um novo selo, o Gente-Autoridade, cujo propósito é alcançar “autores-empreendedores dispostos a ter um papel ativo em toda a construção do seu livro”.

Marcus está no Podcast do PublishNews dessa semana para explicar melhor o modelo de negócios que une a autopublicação com mentoria e treinamento de escrita. O publisher explicou que, neste modelo, o autor e a casa editorial tomam decisões juntos, desde a concepção do livro até a sua distribuição e comercialização.

Ao longo da última semana, cerca de 30 alunos acompanharam o primeiro passo dessa empreitada, quando participaram da nona edição do curso Imersão Best-Seller conduzida por Rosely. Ao longo de quatro dias, eles desenvolveram – a partir de exercícios acompanhados de feedbacks, palestras e tutoriais – a “ideia genial” que dará origem ao livro e ainda desenharam um “avatar” do seu público-alvo. Finalizaram o curso com um esboço de como será o livro. Agora, os interessados em desenvolvê-lo começam uma nova etapa, pelas mãos de Barilli.

Marcus explicou que normalmente, o autor encontra duas saídas básicas para ter seu livro publicado: ou a autopublicação ou o processo tradicional, que se submete um original a uma editora e espera ele ser avaliado. O que o Gente-Autoridade propõem é furar essa fila. “Nem sempre o autor postulante está disposto a esperar por isso. Aí só sobra a opção de se autopublicar e a autopublicação o deixa alijado de todas as vantagens e benefícios de ser publicado por uma editora comercial, desde o seu acolhimento por um editor profissional ou por um publisher, que vai orientar sobre o negócio, sobre a precificação do produto, sobre a estratégia de marketing, sobre o lançamento, a tiragem, o giro, a possibilidade de estoque, sobre a resenha...”, disse Marcus na conversa que teve com a equipe do Podcast.

O grande diferencial, segundo explicou Marcus, é a obrigatoriedade de o livro passar pela “método de publicação” da Editora Gente, via o curso de imersão ou não. “Se ele não tiver um livro que esteja idealizado no modelo que a Editora Gente publica -- a construção de um avatar, de uma ideia genial, com o foco no público leitor... --, esse livro não passa para a publicação do Gente-Autoridade. Quando ele vem da Imersão, ele já vem nesse formato”, explicou o publisher. “A proposta do selo é ser um parceiro-editor de um autor, ou seja, complementar um autor naquilo que ele não tem necessidade de esforço, mas ele quer fazer esse esforço”, completou.

Marcus explicou que, nesse modelo, o autor faz o investimento inicial – algo em torno de R$ 30 mil para uma edição de mil exemplares, com 196 páginas em preto e branco – e se torna um sócio do livro junto com a Gente. Ao dividir as entradas apuradas pela venda do livro, a editora fica com 25% e o autor com 75%, diferente dos modelos tradicionais que, em geral, pagam em torno de 10% sobre o preço de capa para o autor a título de direitos autorais. “É uma parceria de planilha aberta”, disse.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Indicações:

The Crown

Projeto Humanos - O Caso Evandro

Milagre da cela número 7

Podcast Vidas Negras

A comunidade secreta (Companhia das Letras), de Philip Pullman

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Ricardo Costa e Cassia Carrenho, ex-colaboradores do PN, e Luciana Sousa, a funcionária mais antiga, são recebidos para relembrar histórias dos 20 anos do PublishNews
Podcast do PublishNews conversou sobre o tema com Carlo Carrenho, da recém-lançada Pop Stories e André Calgaro, da Narratix
Economista Mariana Bueno é a convidada do Podcast dessa semana. Na conversa, ela foi a fundo na pesquisa Conteúdo Digital divulgada na semana passada
As convidadas da 171ª edição do programa são Kaya Adu Pereira, assistente editorial da Parábola Editorial, e Yala Araújo, livreira da gato sem rabo
Luiza Del Monaco e Rita Mattar, editoras das duas casas, participam do Podcast do PublishNews dessa semana
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Em nova coluna, Paulo Tedesco celebra a pós-modernidade, simbolizada, na sua opinião, pela impressão por demanda
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Ricardo Costa e Cassia Carrenho, ex-colaboradores do PN, e Luciana Sousa, a funcionária mais antiga, são recebidos para relembrar histórias dos 20 anos do PublishNews
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em novo artigo da série 'Escrever para lembrar: o que os grandes escritores me ensinaram', Suzana Vargas fala sobre sua relação e o que aprendeu com o multiartista Victor Giudice
O preconceito em relação ao texto da mulher é quase que inerente à sociedade.
Nelida piñon
Escritora brasileira no programa Roda Viva
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar