Publicidade
Publicidade
O autor como sócio do livro
PublishNews, Redação, 16/11/2020
Marcus Vinicius Barili, recém-contratado pela Editora Gente, fala sobre o novo selo de autopublicação da casa

A Editora Gente, prestes a comemorar seu 34º aniversário, se consolidou no mercado publicando obras de sucesso na área do desenvolvimento pessoal. Este ano, até o momento, ela já conseguiu emplacar 28 títulos na Lista dos Mais Vendidos do PublishNews, cravando, até agora, o sexto lugar no Ranking Geral de Editoras. A editora é também vice-líder nas categorias Negócios e Autoajuda. Recentemente, a empresa comandada por Rosely Boschini anunciou a contratação de Marcus Vinicius Barilli (ex-Melhoramentos) para capitanear um novo selo, o Gente-Autoridade, cujo propósito é alcançar “autores-empreendedores dispostos a ter um papel ativo em toda a construção do seu livro”.

Marcus está no Podcast do PublishNews dessa semana para explicar melhor o modelo de negócios que une a autopublicação com mentoria e treinamento de escrita. O publisher explicou que, neste modelo, o autor e a casa editorial tomam decisões juntos, desde a concepção do livro até a sua distribuição e comercialização.

Ao longo da última semana, cerca de 30 alunos acompanharam o primeiro passo dessa empreitada, quando participaram da nona edição do curso Imersão Best-Seller conduzida por Rosely. Ao longo de quatro dias, eles desenvolveram – a partir de exercícios acompanhados de feedbacks, palestras e tutoriais – a “ideia genial” que dará origem ao livro e ainda desenharam um “avatar” do seu público-alvo. Finalizaram o curso com um esboço de como será o livro. Agora, os interessados em desenvolvê-lo começam uma nova etapa, pelas mãos de Barilli.

Marcus explicou que normalmente, o autor encontra duas saídas básicas para ter seu livro publicado: ou a autopublicação ou o processo tradicional, que se submete um original a uma editora e espera ele ser avaliado. O que o Gente-Autoridade propõem é furar essa fila. “Nem sempre o autor postulante está disposto a esperar por isso. Aí só sobra a opção de se autopublicar e a autopublicação o deixa alijado de todas as vantagens e benefícios de ser publicado por uma editora comercial, desde o seu acolhimento por um editor profissional ou por um publisher, que vai orientar sobre o negócio, sobre a precificação do produto, sobre a estratégia de marketing, sobre o lançamento, a tiragem, o giro, a possibilidade de estoque, sobre a resenha...”, disse Marcus na conversa que teve com a equipe do Podcast.

O grande diferencial, segundo explicou Marcus, é a obrigatoriedade de o livro passar pela “método de publicação” da Editora Gente, via o curso de imersão ou não. “Se ele não tiver um livro que esteja idealizado no modelo que a Editora Gente publica -- a construção de um avatar, de uma ideia genial, com o foco no público leitor... --, esse livro não passa para a publicação do Gente-Autoridade. Quando ele vem da Imersão, ele já vem nesse formato”, explicou o publisher. “A proposta do selo é ser um parceiro-editor de um autor, ou seja, complementar um autor naquilo que ele não tem necessidade de esforço, mas ele quer fazer esse esforço”, completou.

Marcus explicou que, nesse modelo, o autor faz o investimento inicial – algo em torno de R$ 30 mil para uma edição de mil exemplares, com 196 páginas em preto e branco – e se torna um sócio do livro junto com a Gente. Ao dividir as entradas apuradas pela venda do livro, a editora fica com 25% e o autor com 75%, diferente dos modelos tradicionais que, em geral, pagam em torno de 10% sobre o preço de capa para o autor a título de direitos autorais. “É uma parceria de planilha aberta”, disse.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Indicações:

The Crown

Projeto Humanos - O Caso Evandro

Milagre da cela número 7

Podcast Vidas Negras

A comunidade secreta (Companhia das Letras), de Philip Pullman

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Nova livraria do centro de SP abre as portas nesta segunda (23/11). Irene de Hollanda, codiretora, e Rita Palmeira, responsável pela curadoria, contatam os detalhes da Megafauna no Podcast do PN
Podcast do PublishNews conversou com Diana Passy, responsável pela programação cultural da primeira edição virtual de um dos maiores eventos literários do país
Podcast do PublishNews conversou com Fernanda Saboya, diretora geral da editora centenária que tem implantado uma série de mudanças nos últimos meses
Laura di Pietro, das editoras Roça Nova e Tabla, é a convidada do Podcast do PublishNews desta semana. Editora participará da Feira do Livro de Sharjah, que terá este ano, uma versão híbrida.
Dianne Melo, coordenadora de Engajamento Social e Leitura do Itaú Social, é a entrevistada desta semana no Podcast do PublishNews
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso. Hoje, excepcionalmente, o posto foi ocupado por Rê Tinta
Idealizadora do Festival Literário de Poços de Caldas é a convidada dessa semana do PublishNews Entrevista
Em sua coluna, Gustavo Martins fala sobre as reações e ideias de algumas livrarias ao redor do mundo para se manterem abertas e atrativas para o público
Nova livraria do centro de SP abre as portas nesta segunda (23/11). Irene de Hollanda, codiretora, e Rita Palmeira, responsável pela curadoria, contatam os detalhes da Megafauna no Podcast do PN
Livreiro participa do PublishNews Entrevista, programa que quer formar um arquivo da memória editorial brasileira
Os livros são muito importantes porque são as experiências de outros que assumimos em nossa própria vida e que nos permitem ser melhores
Pilar del Río
Escritora espanhola
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar