Publicidade
Publicidade
O autor como sócio do livro
PublishNews, Redação, 16/11/2020
Marcus Vinicius Barili, recém-contratado pela Editora Gente, fala sobre o novo selo de autopublicação da casa

A Editora Gente, prestes a comemorar seu 34º aniversário, se consolidou no mercado publicando obras de sucesso na área do desenvolvimento pessoal. Este ano, até o momento, ela já conseguiu emplacar 28 títulos na Lista dos Mais Vendidos do PublishNews, cravando, até agora, o sexto lugar no Ranking Geral de Editoras. A editora é também vice-líder nas categorias Negócios e Autoajuda. Recentemente, a empresa comandada por Rosely Boschini anunciou a contratação de Marcus Vinicius Barilli (ex-Melhoramentos) para capitanear um novo selo, o Gente-Autoridade, cujo propósito é alcançar “autores-empreendedores dispostos a ter um papel ativo em toda a construção do seu livro”.

Marcus está no Podcast do PublishNews dessa semana para explicar melhor o modelo de negócios que une a autopublicação com mentoria e treinamento de escrita. O publisher explicou que, neste modelo, o autor e a casa editorial tomam decisões juntos, desde a concepção do livro até a sua distribuição e comercialização.

Ao longo da última semana, cerca de 30 alunos acompanharam o primeiro passo dessa empreitada, quando participaram da nona edição do curso Imersão Best-Seller conduzida por Rosely. Ao longo de quatro dias, eles desenvolveram – a partir de exercícios acompanhados de feedbacks, palestras e tutoriais – a “ideia genial” que dará origem ao livro e ainda desenharam um “avatar” do seu público-alvo. Finalizaram o curso com um esboço de como será o livro. Agora, os interessados em desenvolvê-lo começam uma nova etapa, pelas mãos de Barilli.

Marcus explicou que normalmente, o autor encontra duas saídas básicas para ter seu livro publicado: ou a autopublicação ou o processo tradicional, que se submete um original a uma editora e espera ele ser avaliado. O que o Gente-Autoridade propõem é furar essa fila. “Nem sempre o autor postulante está disposto a esperar por isso. Aí só sobra a opção de se autopublicar e a autopublicação o deixa alijado de todas as vantagens e benefícios de ser publicado por uma editora comercial, desde o seu acolhimento por um editor profissional ou por um publisher, que vai orientar sobre o negócio, sobre a precificação do produto, sobre a estratégia de marketing, sobre o lançamento, a tiragem, o giro, a possibilidade de estoque, sobre a resenha...”, disse Marcus na conversa que teve com a equipe do Podcast.

O grande diferencial, segundo explicou Marcus, é a obrigatoriedade de o livro passar pela “método de publicação” da Editora Gente, via o curso de imersão ou não. “Se ele não tiver um livro que esteja idealizado no modelo que a Editora Gente publica -- a construção de um avatar, de uma ideia genial, com o foco no público leitor... --, esse livro não passa para a publicação do Gente-Autoridade. Quando ele vem da Imersão, ele já vem nesse formato”, explicou o publisher. “A proposta do selo é ser um parceiro-editor de um autor, ou seja, complementar um autor naquilo que ele não tem necessidade de esforço, mas ele quer fazer esse esforço”, completou.

Marcus explicou que, nesse modelo, o autor faz o investimento inicial – algo em torno de R$ 30 mil para uma edição de mil exemplares, com 196 páginas em preto e branco – e se torna um sócio do livro junto com a Gente. Ao dividir as entradas apuradas pela venda do livro, a editora fica com 25% e o autor com 75%, diferente dos modelos tradicionais que, em geral, pagam em torno de 10% sobre o preço de capa para o autor a título de direitos autorais. “É uma parceria de planilha aberta”, disse.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Indicações:

The Crown

Projeto Humanos - O Caso Evandro

Milagre da cela número 7

Podcast Vidas Negras

A comunidade secreta (Companhia das Letras), de Philip Pullman

Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade
Leia também
No episódio da semana, o escritor e influenciador Tiago Valente explica o que pensa sobre o fenômeno da 'leitura performática', tradução da expressão 'performative reading', uma tendência que vem se consolidando nas redes sociais
As convidadas do episódio são as livreiras Letícia Bosísio, sócia da Janela Livraria, e Fran Junqueira, da Ceci Livraria e editora da Tigrito, que estão com novidades
O episódio dessa semana foi até a Sala Tatuí conversar com Beto Ribeiro, sócio administrador da Livraria Simples, e João Varella, da Lote 42
Saborosa conversa com produtora executiva e escritora aborda desafios e processos criativos envolvidos na adaptação de um livro ao cinema
No episódio, professora destaca a relação entre a experiência individual e coletiva da leitura, o papel das editoras e do mercado, a importância das fanfics e muito mais
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Às sextas-feiras você confere uma tira
Peça escrita e dirigida por Nicolas Ahnert, com atuação visceral de Thalles Cabral, tem últimos dias em cartaz em São Paulo
No episódio da semana, o escritor e influenciador Tiago Valente explica o que pensa sobre o fenômeno da 'leitura performática', tradução da expressão 'performative reading', uma tendência que vem se consolidando nas redes sociais
Para a dupla de escritoras estrangeiras, um dos choques culturais mais curiosos foi perceber como os brasileiros estavam sempre se abraçando, como se fôssemos parentes distantes em sucessivos reencontros
Ao reunir histórias que se equilibram entre o íntimo e o universal em 'De repente nenhum som', Bruno Inácio reafirma que, às vezes, o que não se diz tem mais peso do que qualquer frase inteira. Leia a coluna!
Normalmente, trato meus livros como se fossem um filho que vai para a faculdade.
Stephen King
Escritor americano

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar