Boitempo e Malê lançam seus clubes de assinaturas
PublishNews, Talita Facchini, 27/10/2020
O Armas da crítica, da Boitempo, oferecerá livros para 'interpretar e transformar o mundo', e o Clube Lê, da Malê, focará na divulgação da literatura de escritores negros

Os clubes de assinaturas de livros têm crescido e se espalhado pelo Brasil, alcançando cada vez mais leitores. Tendo isso em mente, as editoras começaram a criar seus próprios clubes, com o objetivo de se aproximar do seu público e atrair novos leitores. O assunto foi tema do Podcast do PublishNews no último mês, quando dois novos players participaram do episódio e apresentaram seus números. Neste mês, mais duas editoras apostaram nessa modalidade de negócio: a Boitempo e Malê.

Em comemoração ao seu aniversário de 25 anos, a Boitempo colocou no ar o Armas da Crítica. A proposta do clube é oferecer aos leitores “uma biblioteca para interpretar e transformar o mundo”, com envios mensais de livros da editora antecipados em primeira mão aos assinantes. Além do livro e marcador de páginas, a Boitempo fechou uma parceria com a Kobo para que os leitores tenham a versão digital do livro do mês. Os benefícios incluem ainda um guia de leitura exclusivo no blog da editora, acesso a um vídeo antecipado no canal da Boitempo e 30% de desconto na loja virtual. Segundo Kim Doria, gerente de comunicação da editora, em uma semana o clube passou das 600 assinaturas.

O primeiro livro enviado aos assinantes será Fascismo, do russo Evguiéni B. Pachukanis. A obra é uma coletânea de quatro importantes textos de Pachukanis analisando o fascismo italiano e o momento de formação do fascismo alemão. Junto com o livro inédito, os assinantes receberão na primeira caixa a obra Armas da crítica: antologia do pensamento de esquerda e uma ecobag exclusiva para quem aderir ao clube nos três primeiros meses. O valor da assinatura é de R$ 68 mensais.

Já a Malê lançou o Clube Lê, voltado para a formação de leitores para a literatura negra e para a divulgação da literatura de escritores negros. Ao PublishNews, Vagner Amaro, editor da Malê, contou que a ideia de criar o clube é antiga - surgiu em 2018 - mas com a pandemia e a redução dos lançamentos, o clube veio como uma estratégia para garantir o lançamento de títulos importantes para a editora. "O clube traz uma segurança, pois os livros serão lançados com uma previsão de leitores", explicou. A expectativa inicial para as duas primeiras edições do Clube Lê é de 400 associados. “Acreditamos que será a partir das edições, que iremos ampliar o número de associados”, contou Vagner.

O primeiro título do clube é Olhos de azeviche: contos e crônicas, que reúne 20 narrativas curtas e inéditas de escritoras como Elisa Lucinda, Eliana Alves Cruz, Jarid Arraes, Elizandra Souza, Lilian Rocha, Simone Ricco, Raquel Almeida, Hildália Fernandes, Mari Vieira e Aidil Araújo. Os assinantes receberão em casa lançamentos da editora em capa dura com até seis meses de antecedência, brindes exclusivos e ainda podem participar de encontros por videoconferência e interagir com os autores. O clube conta com dois planos, o mensal (R$ 59,90) e o anual (R$ 49,90).

[27/10/2020 09:00:00]