Publicidade
Publicidade
Por dentro dos clubes de assinaturas de livros
PublishNews, Talita Facchini, 14/09/2020
Podcast do PublishNews reuniu alguns clubes de assinaturas de livros para fazer um recorte sobre esse modelo de negócio

Poucas coisas marcaram tanto o mercado editorial brasileiro quanto o Círculo do Livro, clube de assinatura de livros criado em 1973. Naquela época, os sócios recebiam em casa periodicamente uma revista promocional e livros que se destacavam por serem sempre muito bem editados. Dez anos depois, em 1983, o Círculo chegou a ter 800 mil associados, mas no final da década de 1990, o modelo entrou em declínio e Círculo encerrou suas atividades e os clubes de assinaturas de livros também caíram no esquecimento.

A reinvenção veio em 2014, quando surgiram no mercado dois dos maiores clubes de assinatura de livros atualmente, a Leiturinha, focada em livros infantis e a TAG – Experiências Literárias. Hoje, a lista dos clubes de assinatura cresceu e muitos leitores já apostam nesse modelo para ter acesso aos livros.

Depois deles, surgiram outros tantos e, nos últimos meses, o mercado ganhou o reforço de pelo menos dois novos players. Para apresentar os novatos e entender o efeito da pandemia nos clubes de assinatura, o Podcast do PublishNews dessa semana convidou Gustavo Lembert, da TAG; Leonardo de Paula, da Leiturinha; Renata Nakano, do Clube de Leitura Quindim; José Luis Tahan, do clube Realejo; Maria Carolina Borin, da Panaceia e Alex Catharino, do Clube Ludovico. Juntos, eles dão um panorama deste segmento do mercado editorial brasileiro.

"A gente sentiu na pandemia, essa reconexão muito mais forte com os leitores", explicou Tahan, do clube Realejo. "E bem no meio desse furacão todo, achamos que estava na hora de estrearmos o clube". Já no Clube Ludovico, lançado em maio, Alex explicou que eles viram na pandemia, uma oportunidade de atender melhor as pessoas que buscavam por livros.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade
Leia também
Saborosa conversa com produtora executiva e escritora aborda desafios e processos criativos envolvidos na adaptação de um livro ao cinema
No episódio, professora destaca a relação entre a experiência individual e coletiva da leitura, o papel das editoras e do mercado, a importância das fanfics e muito mais
Um dos principais traços do evento deste ano foi uma mudança de tom nas discussões sobre inteligência artificial
No episódio, convidados discutem a importância do evento para a literatura da região, a programação voltada para jovens, a acessibilidade e os resultados de vendas
Recebemos três profissionais brasileiras que vão ao evento em diferentes modalidades, destacando a importância da Feira para o mercado editorial
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Saborosa conversa com produtora executiva e escritora aborda desafios e processos criativos envolvidos na adaptação de um livro ao cinema
Em novo romance independente, Marília Lovatel articula destinos com um olhar poético que evita o sentimentalismo e se detém na potência do detalhe
Um livro que se lê com todos os sentidos, que permanece na memória e no coração de quem ousa atravessar suas páginas
No episódio, professora destaca a relação entre a experiência individual e coletiva da leitura, o papel das editoras e do mercado, a importância das fanfics e muito mais
Há uma grande possibilidade se abrindo, com um uso de uma IA ética e responsável, que contribua para incluir alunos com necessidades especiais
Uma letra sozinha não vale nada. Mas letras juntas formam palavras, e palavras, são pensamentos.
Carlos M. Horcades
Escritor brasileiro, autor de 'A evolução da escrita'.

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar