Apanhadão: Após análise, lista de livros habilitados no prêmio literário da Biblioteca Nacional cresce
PublishNews, Redação, 26/10/2020
E mais: Uma análise sobre a situação da Livraria Cultura e o prelo das editoras

A coluna Painel das Letras informou que a fase de análise dos recursos às inscrições no prêmio literário da Biblioteca Nacional fez com que o número de livros habilitados a concorrer saltasse de 512 para 1.151, em um universo de 1.376 obras inscritas. A coluna já havia noticiado que seis em cada dez títulos inscritos para o prêmio haviam sido barrados por questões burocráticas, como falta de documento ou ausência de marca d’água no arquivo digital do livro. Editoras acusaram o edital deste ano de ser excessivamente confuso. Os vencedores serão anunciados no dia 20 de novembro.

A IstoÉ publicou uma análise sobre a situação da Livraria Cultura, desde quando reunia inúmeros leitores em suas lojas, até o pedido da falência feito pela editora Globo na última semana.

As agências literárias Tapir e Rightol Media Limited vão representar a FTD nos EUA e China, respectivamente. A ideia é divulgar as obras da editora brasileira e tentar vender seus direitos para o mercado internacional, informou a coluna da Babel.

No prelo das editoras, a HarperCollins vai publicar uma nova edição de Diário de uma escrava, da escritora gaúcha Rô Mierling. O livro fala sobre meninas sequestradas para exploração sexual que vendeu mais de 50 mil exemplares pela sua casa antiga, a Darkside.

N’O Globo, Ancelmo Gois informou que a professora Vilma Piedade e a juíza Andréa Pachá estão se encontrando, por meio de videoconferências, para debater questões relativas às diferentes lutas das mulheres por direitos. As conversas estarão no livro Sobre feminismos, que chegará às livrarias no primeiro semestre de 2021, pela Agir. E a coluna da Babel adiantou que a WMF Martins Fontes lança em novembro Lava Jato: Aprendizado Institucional e Ação Estratégica na Justiça, de Fabiana Alves Rodrigues.

Tags: Apanhadão
[26/10/2020 10:50:00]