Flip 2020 confirma data da sua edição virtual
PublishNews, Redação, 06/10/2020
Sem curador nem autor homenageado, evento acontecerá de 3 a 6/12. Bernardine Evaristo, vencedora do Booker Prize 2019 participará da mesa de abertura da festa.

Bernardine Evaristo, vencedora do Booker Prize 2019, participará da mesa de abertura da festa | © Divulgação
Bernardine Evaristo, vencedora do Booker Prize 2019, participará da mesa de abertura da festa | © Divulgação

A Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) anunciou nesta segunda (5), que a sua 18ª edição acontecerá de 3 a 6 de dezembro, em formato virtual, pelas redes sociais, devido à pandemia do novo coronavírus. A programação será composta por mesas transmitidas ao vivo em plataforma própria e nas redes sociais da Festa, além de vídeos gravados, eventos paralelos e programações de parceiros. “A Flip Virtual contará com uma linguagem própria que respeita o sentido original e o espírito da Festa: ser mais do que um mero evento, estabelecendo uma relação duradoura e permeável com Paraty”, explica Mauro Munhoz, diretor artístico da Flip. Para isso, está sendo produzida uma série de vídeos que irão aproximar o público da cidade, trazendo o sentido mais amplo da Festa, as histórias e personagens paratienses para dentro da edição on-line.

Para as mesas ao vivo, já estão confirmadas as presenças das autoras internacionais Bernardine Evaristo, vencedora do Booker Prize 2019, que participará da mesa de abertura da festa; a colombiana Pilar Quintana, e o brasileiro Itamar Vieira Junior.

Dentre as mudanças desta edição do evento, a Flip Virtual não terá a figura de um autor homenageado, devido ao momento pandêmico mundial. Em comunicado enviado à imprensa, a Flip também agradeceu a participação de Fernanda Diamant como curadora convidada do evento e adiantou que a partir do trabalho iniciado por ela no primeiro semestre e encerrado em agosto, foi dado seguimento à programação internamente. Por isso, os convites oficiais emitidos pela Flip antes da eclosão da pandemia estão sendo honrados pela instituição.

Sobre os espaços parceiros, a assessoria do evento informou ao PublishNews que a organização da Flip elaborou um novo plano para contemplá-los no digital e está em diálogo com as organizações interessadas.

A edição 2020 da Flip continua em fase de capitação de recursos, mas a direção do evento estima uma queda significativa na receita e para a edição virtual, ainda está sendo realizado o trabalho de busca de apoios e interlocuções com a comunidade local.

Além disso, a Festa Literária lançou uma campanha de financiamento coletivo para garantir a continuidade do Educativo Flip. O programa conta com uma biblioteca, mediação de leitura, doação de livros, atividades recorrentes da Flipinha e FlipZona e apoio pedagógico para alunos da rede pública de ensino durante o ano todo. A arrecadação segue até o dia 14 de outubro. Para ajudar é só clicar aqui.

[06/10/2020 11:00:00]