Publicidade
Publicidade
As livrarias e o marketing digital
PublishNews, Talita Facchini, 05/10/2020
Podcast desta semana recebeu Claudia Machado, da Catavento, que deu detalhes sobre o novo curso de marketing digital voltado para as livrarias

Estar presente no meio digital foi, talvez, uma das demandas mais urgentes que a pandemia do novo coronavírus trouxe para o mercado editorial. Junto com ela, veio também a necessidade de entender como esse mercado funciona, principalmente para as livrarias. Mas, como usar de forma efetiva as redes digitais para vender mais livros? Quais conhecimentos básicos de marketing ter? Como analisar e quantificar o sucesso? E, principalmente, como aplicar todos esses conceitos?.

Vendo a necessidade e as dificuldades das livrarias de estabelecer estratégicas e mensurar seus resultados, a Catavento criou um curso on-line e gratuito com foco no livreiro para responder todas essas perguntas e facilitar a entrada das livrarias no mundo digital. Para falar sobre esse curso, como surgiu a ideia, suas especificidades, diferenciais e metas, o podcast desta semana conversou com Claudia Machado, analista de marketing da Catavento.

Claudia explicou que a ideia de oferecer cursos para as livrarias surgiu muito antes da pandemia, mas que a chegada da covid-19 tornou ainda mais evidente a necessidade das livrarias se atualizarem no meio digital. “No nosso dia a dia a gente percebe que muitos livreiros têm dificuldade – por falta de conhecimento técnico – em gestão, gestão do estoque, gestão de pessoas, gestão financeira e em marketing, principalmente”, analisou. Num primeiro momento, junto com o Sebrae, a Catavento ofereceu o curso de empreendedorismo Em frente, mas muitas livrarias sentiram falta do marketing digital e assim surgiu a ideia de um curso mais completo.

Na conversa com a nossa equipe, Claudia deu sua visão sobre como os livreiros lidam com o marketing digital e o que falta para terem um sucesso maior. “Eu sinto que eles têm muita dificuldade de estabelecer estratégias, eles conhecem as ferramentas, eles sabem fazer um post, mas a questão é estabelecer uma estratégia por trás daquilo e mensurar para ver se está dando resultado”, explicou.

Outro passo fundamental a ser dado pelas livrarias e ter um maior alcance, segundo Claudia, é estabelecer o público-alvo. “As livrarias precisam entender o público delas e estabelecer estratégias depois disso, definir essa persona”, disse.

Gratuita, a Jornada intensiva digital foi dividida em quatro módulos: mídias sociais e digitais, SEM, SEO e e-mail marketing na prática. Para finalizar, os participantes também farão um projeto integrador, que consiste em apresentar uma proposta para a sua livraria de uma estratégia de comunicação que envolva todos os módulos anteriores.

Para guiar os livreiros nesse processo, o curso contará com nomes conhecidos do mercado como Bruno Mendes, diretor da agência Coisa de Livreiro; Andrea Guatiello gerente e marketing da editora Astral Cultural; Luiz Salles, analista de marketing na startup Quero Educação e Sandra Manuelli, diretora da agência Instituto de Marketing.

Na conversa, Claudia Machado ainda deu dicas de como mensurar os resultados nas redes e exemplos de como uma livraria pode se aproximar do seu público-alvo.

A Jornada Intensiva Digital começa nesta segunda (5) e termina no dia 29 de outubro. Os interessados podem se inscrever clicando aqui.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.


Indicações:

Cobra Kai - Netflix
Suprema - Prime Video
Falso espelho - Todavia
Quino - Mafalda - Martins Fontes - Selo Martins | Não fui eu - Martins Fontes - Selo Martins
Nanica
Auto-engano - Eduardo Giannetti

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Laura di Pietro, das editoras Roça Nova e Tabla, é a convidada do Podcast do PublishNews desta semana. Editora participará da Feira do Livro de Sharjah, que terá este ano, uma versão híbrida.
Dianne Melo, coordenadora de Engajamento Social e Leitura do Itaú Social, é a entrevistada desta semana no Podcast do PublishNews
Podcast do PublishNews desta semana conversou com Rafael Lunes, sócio-fundador do Skeelo, startup de distribuição de livros digitais
Podcast do PublishNews desta semana recebeu Alexandre Dórea Ribeiro, fundador da DBA, para falar sobre o novo selo da editora
Podcast do PublishNews conversou com Juliana Borges, da Banca HG, e João Varella, da Livraria Gráfica, novos espaços para os livros na capital paulista
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
A partir de pesquisas, números e dados de diversas origens, Cindy Leopoldo conclui: 'não estamos sabendo lidar com nossos concorrentes na indústria da atenção' e dá caminhos possíveis a percorrer
Anna Luiza Cardoso é a quarta finalista do Prêmio Jovens Talentos a participar do PublishNews Entrevista
Laura di Pietro, das editoras Roça Nova e Tabla, é a convidada do Podcast do PublishNews desta semana. Editora participará da Feira do Livro de Sharjah, que terá este ano, uma versão híbrida.
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Escrever é retirar da sombra a essência do que sabemos. É disso que a escrita se ocupa.
Karl Ove Knausgård
Escritor norueguês
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar