Publicidade
Publicidade
As novas livrarias de SP no Podcast do PublishNews
PublishNews, Talita Facchini, 21/09/2020
Podcast do PublishNews conversou com Juliana Borges, da Banca HG, e João Varella, da Livraria Gráfica, novos espaços para os livros na capital paulista

Apesar das tantas notícias sobre a situação econômica do país e em especial no mercado livreiro – que se preocupa com uma possível reoneração do livro que pode aumentar o preço dos exemplares no Brasil além dos últimos resultados da pesquisa Retratos da Leitura que mostrou que o país perdeu 4,6 milhões de leitores entre 2015 e 2019 – ainda surgem novos negócios e ideias que pretendem continuar levando os livros para as pessoas.

Representantes de duas dessas iniciativas participam do Podcast do PublishNews desta semana. A primeira delas, a Banca HG, já está com as portas abertas na região central de São Paulo e nasceu com o objetivo de priorizar editoras e autores independentes. A segunda é a Livraria Gráfica, que em breve, abrirá as portas na Rua Tatuí - que já abriga a Banca e a Sala Tatuí, além da editora Lote 42 - e pretende unir a livraria com um ateliê de impressão. A ideia é que no futuro, entre café e livros, as pessoas também possam encomendar publicações impressas ali mesmo na hora.

Para falar mais sobre os dois projetos, a nossa equipe conversou com a escritora Juliana Borges, uma das sócias da Banca HG, e João Varella, que ao lado de Cecilia Arbolave e Gustavo Piqueira, prepara a estreia da Livraria Gráfica.

Há pouco mais de dois anos a ideia da Livraria Gráfica vem sendo estudada por João Cecília e Gustavo. Segundo Varella, a pandemia do novo coronavírus mudou os planos do trio que pretendia colocar abrir a loja em abril. "Primeiro a gente vai lançar um site pra atender e pra distribuir algumas das publicações que serão feitas na livraria, depois vamos ampliar esse catálogo de publicações e começar a trabalhar com outras editoras. Enfim, tudo vai ser muito no passo a passo", explicou, vendo vantagens nesse "atraso". "As pessoas vão poder acompanhar a montagem dessa livraria e isso vai ser interessante não só para o potencial público da Livraria Gráfica, mas pra todo mundo que tenha curiosidade de conhecer um pouco mais da cadeia, e unindo as duas pontas quase que extremas, que é a impressão e a distribuição".

Já na Banca HG, Juliana contou que a ideia principal da nova banca é o trabalho com os autores independentes. "Muito do que a gente discute é qual é o espaço desses escritores e desses poetas no mercado editorial, como eles conseguem ser publicados, pra gente tem muito essa discussão [..] A gente tem um compromisso com a diversificação, com a ampliação de vozes”, definiu.

Um ponto em comum entre os novos negócios é o foco na curadoria. Na Banca HG, todos os meses um curador irá indicar livros para o público, o que para Juliana, irá fortalecer ainda mais a relação do novo espaço com o bairro. Na Livraria Gráfica, há a mesma preocupação. "A saída é essa, curadoria. Escolher. Hoje o nosso problema não é de falta de conteúdo, é o contrário, é o excesso de conteúdo, então fazendo uma seleção apurada, com uma posição, com um ponto de vista muito claro e honesto, por mais que de vez em quando desafie o leitor, que não seja aquilo que ele quer, é importante manter essa curadoria, essa postura", acredita Varella. Para ele, a falta de curadoria é em parte responsável pela derrocada das grandes redes de livrarias. "Porque a partir do momento que você começa a vender sua vitrine, a locar sua vitrine, alugar o seu espaço, você está vendendo a sua opinião de livreiro. E se você vende sua opinião e o outro livreiro também vende, todo mundo fica igual. Se todo mundo fica igual, quem ganha é quem tem o melhor preço, o melhor serviço. Quem tem o melhor preço, quem tem o melhor serviço? A gente sabe", analisou.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.


Indicações:

Rachaduras (Quelônio), Natalia Timerman
Desterros (Elefante), Natalia Timerman
Terapia literária | Os pequeninos - Banca Tatuí
Entre nós mesmas (Bazar do Tempo), Audre Lorde
Projeto Humanos - O caso Evandro
Praia dos ossos - Radio Novelo
Song Pop2

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
No último episódio do ano, Podcast do PN traz dois livreiros de diferentes realidades para discutirem o varejo de livros no Brasil
Karine Pansa, recém-eleita vice-presidente da International Publishers Association, participa do Podcast do PublishNews dessa semana
Podcast do PublishNews conversou com Marne Lúcio Guedes e Nelson de Oliveira, os idealizadores da Plataforma Vida de Escritor,
Podcast do PublishNews quis saber de algumas livrarias quais as expectativas e planos para as vendas de fim de ano e os planos para 2021
Nova livraria do centro de SP abre as portas nesta segunda (23/11). Irene de Hollanda, codiretora, e Rita Palmeira, responsável pela curadoria, contatam os detalhes da Megafauna no Podcast do PN
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Na sua primeira coluna de 2021, Camila Cabete fala da importância dos algoritmos na divulgação de livros e apresenta uma entrevista que fez com uma especialista no assunto
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em sua última coluna dos anos 2010, Henrique Rodrigues apresenta um panorama literário do período
No último episódio do ano, Podcast do PN traz dois livreiros de diferentes realidades para discutirem o varejo de livros no Brasil
Já fui chamado de 'o rei dos importadores de lixo cultural estrangeiro', título que ostento com muito orgulho, porque transformo esse 'lixo' no adubo que me permite manter um pouco viva a árvore da literatura brasileira.
Alfredo Machado
Editor brasileiro
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar