Publicidade
Publicidade
As novas livrarias de SP no Podcast do PublishNews
PublishNews, Talita Facchini, 21/09/2020
Podcast do PublishNews conversou com Juliana Borges, da Banca HG, e João Varella, da Livraria Gráfica, novos espaços para os livros na capital paulista

Apesar das tantas notícias sobre a situação econômica do país e em especial no mercado livreiro – que se preocupa com uma possível reoneração do livro que pode aumentar o preço dos exemplares no Brasil além dos últimos resultados da pesquisa Retratos da Leitura que mostrou que o país perdeu 4,6 milhões de leitores entre 2015 e 2019 – ainda surgem novos negócios e ideias que pretendem continuar levando os livros para as pessoas.

Representantes de duas dessas iniciativas participam do Podcast do PublishNews desta semana. A primeira delas, a Banca HG, já está com as portas abertas na região central de São Paulo e nasceu com o objetivo de priorizar editoras e autores independentes. A segunda é a Livraria Gráfica, que em breve, abrirá as portas na Rua Tatuí - que já abriga a Banca e a Sala Tatuí, além da editora Lote 42 - e pretende unir a livraria com um ateliê de impressão. A ideia é que no futuro, entre café e livros, as pessoas também possam encomendar publicações impressas ali mesmo na hora.

Para falar mais sobre os dois projetos, a nossa equipe conversou com a escritora Juliana Borges, uma das sócias da Banca HG, e João Varella, que ao lado de Cecilia Arbolave e Gustavo Piqueira, prepara a estreia da Livraria Gráfica.

Há pouco mais de dois anos a ideia da Livraria Gráfica vem sendo estudada por João Cecília e Gustavo. Segundo Varella, a pandemia do novo coronavírus mudou os planos do trio que pretendia colocar abrir a loja em abril. "Primeiro a gente vai lançar um site pra atender e pra distribuir algumas das publicações que serão feitas na livraria, depois vamos ampliar esse catálogo de publicações e começar a trabalhar com outras editoras. Enfim, tudo vai ser muito no passo a passo", explicou, vendo vantagens nesse "atraso". "As pessoas vão poder acompanhar a montagem dessa livraria e isso vai ser interessante não só para o potencial público da Livraria Gráfica, mas pra todo mundo que tenha curiosidade de conhecer um pouco mais da cadeia, e unindo as duas pontas quase que extremas, que é a impressão e a distribuição".

Já na Banca HG, Juliana contou que a ideia principal da nova banca é o trabalho com os autores independentes. "Muito do que a gente discute é qual é o espaço desses escritores e desses poetas no mercado editorial, como eles conseguem ser publicados, pra gente tem muito essa discussão [..] A gente tem um compromisso com a diversificação, com a ampliação de vozes”, definiu.

Um ponto em comum entre os novos negócios é o foco na curadoria. Na Banca HG, todos os meses um curador irá indicar livros para o público, o que para Juliana, irá fortalecer ainda mais a relação do novo espaço com o bairro. Na Livraria Gráfica, há a mesma preocupação. "A saída é essa, curadoria. Escolher. Hoje o nosso problema não é de falta de conteúdo, é o contrário, é o excesso de conteúdo, então fazendo uma seleção apurada, com uma posição, com um ponto de vista muito claro e honesto, por mais que de vez em quando desafie o leitor, que não seja aquilo que ele quer, é importante manter essa curadoria, essa postura", acredita Varella. Para ele, a falta de curadoria é em parte responsável pela derrocada das grandes redes de livrarias. "Porque a partir do momento que você começa a vender sua vitrine, a locar sua vitrine, alugar o seu espaço, você está vendendo a sua opinião de livreiro. E se você vende sua opinião e o outro livreiro também vende, todo mundo fica igual. Se todo mundo fica igual, quem ganha é quem tem o melhor preço, o melhor serviço. Quem tem o melhor preço, quem tem o melhor serviço? A gente sabe", analisou.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.


Indicações:

Rachaduras (Quelônio), Natalia Timerman
Desterros (Elefante), Natalia Timerman
Terapia literária | Os pequeninos - Banca Tatuí
Entre nós mesmas (Bazar do Tempo), Audre Lorde
Projeto Humanos - O caso Evandro
Praia dos ossos - Radio Novelo
Song Pop2

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Laura di Pietro, das editoras Roça Nova e Tabla, é a convidada do Podcast do PublishNews desta semana. Editora participará da Feira do Livro de Sharjah, que terá este ano, uma versão híbrida.
Dianne Melo, coordenadora de Engajamento Social e Leitura do Itaú Social, é a entrevistada desta semana no Podcast do PublishNews
Podcast do PublishNews desta semana conversou com Rafael Lunes, sócio-fundador do Skeelo, startup de distribuição de livros digitais
Podcast desta semana recebeu Claudia Machado, da Catavento, que deu detalhes sobre o novo curso de marketing digital voltado para as livrarias
Podcast do PublishNews desta semana recebeu Alexandre Dórea Ribeiro, fundador da DBA, para falar sobre o novo selo da editora
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Laura di Pietro, das editoras Roça Nova e Tabla, é a convidada do Podcast do PublishNews desta semana. Editora participará da Feira do Livro de Sharjah, que terá este ano, uma versão híbrida.
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Verena Borelli, terceira finalista do Prêmio Jovens Talentos a participar do PublishNews Entrevista, fala dos desafios em transformar o trabalho presencial em remoto
Camila Cabete usa a sua coluna para apontar como a crise elegeu novos arautos do negócio digital no Brasil: ‘me surpreendo com pessoas que renegavam o formato e negócio digital surgirem como os grandes palestrantes do ramo’
'A leitura literária de um livro físico é uma experiência sinestésica e artística fundamental para a infância. Sem essa experiência, a formação de leitores fica bastante comprometida', defende Volnei Canônica em sua coluna
Qualquer coisa é a casa da poesia.
Adelia Prado
Poeta brasileira
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar