Representantes de duas dessas iniciativas participam do Podcast do PublishNews desta semana. A primeira delas, a Banca HG, já está com as portas abertas na região central de São Paulo e nasceu com o objetivo de priorizar editoras e autores independentes. A segunda é a Livraria Gráfica, que em breve, abrirá as portas na Rua Tatuí - que já abriga a Banca e a Sala Tatuí, além da editora Lote 42 - e pretende unir a livraria com um ateliê de impressão. A ideia é que no futuro, entre café e livros, as pessoas também possam encomendar publicações impressas ali mesmo na hora.
Para falar mais sobre os dois projetos, a nossa equipe conversou com a escritora Juliana Borges, uma das sócias da Banca HG, e João Varella, que ao lado de Cecilia Arbolave e Gustavo Piqueira, prepara a estreia da Livraria Gráfica.
Há pouco mais de dois anos a ideia da Livraria Gráfica vem sendo estudada por João Cecília e Gustavo. Segundo Varella, a pandemia do novo coronavírus mudou os planos do trio que pretendia colocar abrir a loja em abril. "Primeiro a gente vai lançar um site pra atender e pra distribuir algumas das publicações que serão feitas na livraria, depois vamos ampliar esse catálogo de publicações e começar a trabalhar com outras editoras. Enfim, tudo vai ser muito no passo a passo", explicou, vendo vantagens nesse "atraso". "As pessoas vão poder acompanhar a montagem dessa livraria e isso vai ser interessante não só para o potencial público da Livraria Gráfica, mas pra todo mundo que tenha curiosidade de conhecer um pouco mais da cadeia, e unindo as duas pontas quase que extremas, que é a impressão e a distribuição".Já na Banca HG, Juliana contou que a ideia principal da nova banca é o trabalho com os autores independentes. "Muito do que a gente discute é qual é o espaço desses escritores e desses poetas no mercado editorial, como eles conseguem ser publicados, pra gente tem muito essa discussão [..] A gente tem um compromisso com a diversificação, com a ampliação de vozes”, definiu.
Um ponto em comum entre os novos negócios é o foco na curadoria. Na Banca HG, todos os meses um curador irá indicar livros para o público, o que para Juliana, irá fortalecer ainda mais a relação do novo espaço com o bairro. Na Livraria Gráfica, há a mesma preocupação. "A saída é essa, curadoria. Escolher. Hoje o nosso problema não é de falta de conteúdo, é o contrário, é o excesso de conteúdo, então fazendo uma seleção apurada, com uma posição, com um ponto de vista muito claro e honesto, por mais que de vez em quando desafie o leitor, que não seja aquilo que ele quer, é importante manter essa curadoria, essa postura", acredita Varella. Para ele, a falta de curadoria é em parte responsável pela derrocada das grandes redes de livrarias. "Porque a partir do momento que você começa a vender sua vitrine, a locar sua vitrine, alugar o seu espaço, você está vendendo a sua opinião de livreiro. E se você vende sua opinião e o outro livreiro também vende, todo mundo fica igual. Se todo mundo fica igual, quem ganha é quem tem o melhor preço, o melhor serviço. Quem tem o melhor preço, quem tem o melhor serviço? A gente sabe", analisou.
O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.
Indicações:
Rachaduras (Quelônio), Natalia Timerman
Desterros (Elefante), Natalia Timerman
Terapia literária | Os pequeninos - Banca Tatuí
Entre nós mesmas (Bazar do Tempo), Audre Lorde
Projeto Humanos - O caso Evandro
Praia dos ossos - Radio Novelo
Song Pop2
Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.
A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!
Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.
Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.
O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?