Apanhadão: Os movimentos de incentivo à leitura diante da possível tributação do setor
PublishNews, Redação, 14/09/2020
E mais: Flip deve ter primeira edição sem curador; o elenco comandado por Mario Frias e o prelo das editoras

A Veja SP fez uma matéria especial sobre o incentivo à leitura que ganhou a capa da última edição da revista. Com a possível contribuição sobre bens e serviços, com alíquota de 12%, defensores da leitura, anônimos e famosos começaram a se movimentar e fazer o possível para incentivar o hábito da leitura. Trazendo dados da pesquisa Retratos da Leitura, que apresentou seus resultados na última sexta (11), a matéria trouxe ainda exemplos de pessoas que estão fazendo a diferença como o publicitário Rafael Lavor; o apresentador Zeca Camargo; a booktuber Tamy Ghannam e a influenciadora digital Camila Dias. Novos modelos de negócios também foram abordados na matéria. Um dos exemplos foi a Livraria Gráfica, de João Varella e Cecilia (Lote 42 e Banca Tatuí) que deve lançar seu site até o dia 25 e que terá um formato experimental de impressão in loco com foco em publicações independentes e também a criação de um espaço de encontro para produtores de livros, escritores, gráficos eleitores buscarem soluções para um mercado em crise.

N'O Globo, o Analítico repercutiu a pesquisa Retratos da Leitura, dando destaque para a perda de leitores por conta do maior uso da internet.

A Painel das Letras deste final de semana trouxe algumas notícias sobre a Flip. Segundo a coluna, é provável que o festival não anuncie um novo curador, cargo vago desde agosto quando Fernanda Diamant pediu demissão. Em nota, a festa literária afirma que a sua direção artística "está reunida em Paraty para avaliar as possibilidades de uma Flip Virtual, além de uma ação símbolo na cidade". A coluna informou ainda que a Associação Casa Azul, que organiza a Flip, deve recorrer a uma solução interna para fazer a seleção dos convidados, sem convocar um nome de fora como curador e que a equipe já está em contato com os autores internacionais que estavam confirmados na versão idealizada por Diamant.

A Folha procurou saber quem faz parte do elenco da Cultura, comandado pelo ator Mario Farias. São eles: um policial militar, uma servidora de carreira, um “bolsonarista raiz”, um promotor de eventos e um egresso da gestão Covas. Com isso, o jornal destaca que é difícil encontrar um padrão entre os profissionais na linha de frente da pasta de Frias e completa: “mas são recorrentes as críticas quanto ao conhecimento de cada um — ou falta dele — em relação à área que chefia. E isso leva a outra questão —o que pesa mais, uma adesão às ideias bolosonaristas ou currículos mais robustos?”

O autor Mario Benedetti, que completaria 100 anos nesta segunda-feira (14) foi homenageado no Uruguai. Um dos motevideanos mais ilustres, o escritor ganhou o projeto Mirada Benedetti, por ocasião do seu centenário. Hospedado no site de Turismo da Prefeitura de Montevidéu, no site, locais e estrangeiros podem visitar – virtual ou pessoalmente – recantos retratados nas histórias escritas pelo autor.

No prelo das editoras, a Companhia das Letras publica em janeiro Baixo esplendor, de Marçal Aquino e a Morro Branco prepara para outubro um novo livro de Ursula K. Le Guin, Floresta é o nome do mundo, que venceu o prêmio Hugo de melhor novela. O livro conta a história de uma ocupação militar dos terráqueos no planeta Athshe, que escraviza todos os pacíficos habitantes locais; adiantou o Painel das Letras. A pesquisadora Ana Luíza Bandeira também prepara um livro sobre a violência policial e a brutalidade da Justiça. A obra sairá pela Letramento.

A Coluna da Babel contou também que está indo para a gráfica a primeira edição brasileira dos poemas da suíço-argentina Alfonsina Storni (1878-1937). Com lançamento pela Iluminuras e seleção, tradução e notas de Wilson Alves-Bezerra, Sou uma selva de raízes vivas reúne 50 poemas e um ensaio biográfico.

Tags: Apanhadão
[14/09/2020 10:00:00]