Record lança programa de apoio às livrarias físicas
PublishNews, Leonardo Neto, 31/08/2020
Campanha prevê que parte dos lançamentos do grupo chegarão com 30 dias de antecedência nestes estabelecimentos

Livreiro organiza estante na Livraria da Travessa de Botafogo | © Leonardo Neto
Livreiro organiza estante na Livraria da Travessa de Botafogo | © Leonardo Neto
Em uma live recente, ao lado de Alexandre Martins Fontes e Vitor Tavares, para divulgar as livrarias que serão beneficiadas pelo Projeto Retomada, Roberta Machado, vice-presidente do Grupo Editorial Record, demonstrou a sua preocupação com a situação das livrarias independentes e declarou apoio a este que é um dos elos mais frágeis do mercado editorial brasileiro. No fim de semana, a Record anunciou a campanha Eu Apoio a Livraria do Bairro. A partir de setembro, as livrarias físicas terão exclusividade por 30 dias na venda de parte dos lançamentos de todos os 12 selos que compõem o conglomerado editorial fundado por Alfredo Machado e Décio Abreu em 1940. A campanha beneficia as varejistas que têm lojas físicas, independente do porte.

Nesta segunda-feira (31), a empresa enviará um comunicado aos varejistas e distribuidores informando detalhes da campanha. “Nosso objetivo é que todo mundo que tenha loja física, receba o livro antes. Se quiser vender no seu site, ótimo. Vamos também pedir para que os distribuidores também cumpram esses prazos, que forneçam com antecedência só para quem tem loja física”, disse Roberta em conversa com o PublishNews na manhã desta segunda-feira.

Ela reconheceu que se trata de uma medida “polêmica”, com “pontos sensíveis”, mas diz que é um primeiro passo no sentido de apoiar as livrarias de tijolo e argamassa. “A gente pensou muito”, disse. “Estamos em um momento de pandemia e a nossa sobrevivência foi possível 100% graças aos e-commerces. Somos muito parceiros e não queremos que isso afete essa nossa parceria. Estamos atentos a isso, mas a gente também entende que dá para fazer outras ações e trabalhar o on-line em outros diferenciais”, disse.

“Os dois mercados são muito complementares. O on-line se beneficia das lojas físicas, que são um show room importante”, completou. “É bom para toda a indústria que a gente tenha uma rede bacana de livrarias físicas. E é nessa compreensão que a gente está apostando: que os sites compreendam que essa medida é bom para todos. Para a gente continuar lançando muitos livros, tendo uma indústria forte e diversa é fundamental o ponto físico, então, vamos dar uma força para esse segmento”, concluiu.

Lançamentos mundiais e pré-lançamentos que envolvam a distribuição de brindes continuarão sendo feito nos canais de e-commerces, adiantou Roberta. “A gente não consegue fechar isso para 100% dos lançamentos. Não estamos preparados para essa exclusividade total”, reconheceu. Segundo a vice-presidente do Grupo, cerca de 85% - 90% dos lançamentos seguirão esta nova política comercial.

[31/08/2020 11:00:00]