"Eu sempre quis que as pessoas tivessem uma relação melhor com as livrarias. Eu me formei leitora graças a elas, então, eu acredito muito no seu poder transformador. E o mapa é uma forma de reaproximar leitores desses lugares, mesmo neste momento tão difícil. É dar uma chance aos leitores de visitarem, mesmo que virtualmente, a sua livraria favorita ou de descobrir aquela loja escondida que muitas vezes passou batido", explica Beatriz.
O mapa continua colaborativo: qualquer pessoa pode incluir, de forma muito intuitiva, suas livrarias favoritas. Basta informar o tipo de livraria (independente, loja virtual, sebo, franquia etc); quais os produtos vendidos (livros novos, usados, infantis, importados etc); o nome do estabelecimento; o endereço; telefone; e-mail; site; redes sociais e horário de funcionamento. Além disso, é possível incluir fotos e informações de canais de vendas.
Estabelecimentos que perceberem que há algum erro de informação no seu cadastro podem, facilmente, enviar uma notificação aos organizadores que mantêm o compromisso de corrigir o erro.
O retorno do Mapa Colaborativo das Livrarias foi possível graças à parceria com a Webcore, estúdio de inovação digital que atua nas áreas de design, tecnologia e games. Na área de interatividade digital, já desenvolveu mais de 500 projetos para grandes marcas e tem na bagagem oito projetos premiados em Cannes.
O projeto é colaborativo e o desenvolvimento da plataforma foi um serviço pro bono da Webcore. Por isso, eles criaram uma conta no Buy me a Coffee, através do qual recebe apoios financeiros para a manutenção do projeto.