Publicidade
Publicidade
Reinventando o porta a porta
PublishNews, Redação, 10/08/2020
Podcast do PublishNews conversou com Marcio Tupinambá, presidente da ABDL, que deu detalhes sobre as ações que o setor tem colocado em prática para atravessar a pandemia

Em um ano atípico, o mercado editorial – assim como diversos outros setores – foi obrigado a se reinventar em todas as frentes. No porta a porta não foi diferente. Responsável por 4.3% do faturamento a indústria, o segmento das vendas diretas foi fortemente atingido pela pandemia do novo coronavírus. Em abril, o setor no qual parte das vendas são feitas através de visitas na casa do cliente final ou através de eventos e feiras, estava praticamente parado.

Em poucos meses, a Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL), junto com seus associados, preparou uma ação de retomada, já prevendo um crescimento para os próximos meses. A entidade elaborou uma cartilha para as equipes de vendedores com todas as orientações de saúde e segurança necessárias, encontrou maneiras de internet e as redes sociais em favor do vendedor de livros e expandiu o seu projeto de capacitação, Fênix, para as redes sociais.

O podcast desta semana conversou com Marcio Tupinambá, presidente da ABDL, que deu detalhes sobre as ações que o setor tem colocado em prática. Quando perguntado sobre como está o setor atualmente, passado o “baque” inicial com a pandemia, Tupinambá contou que o setor está voltando aos poucos. “O vendedor do porta a porta vai se moldando de acordo com o mercado que ele vai atendendo e isso é uma característica bem positiva. Em um determinado momento, os vendedores começaram a fazer os seus pós-vendas já de forma muito ágil, pelo WhatsApp, Facebook, com os clientes que já atendiam”, contou. “Nós temos notícias de atividades que já estão sendo retomadas em algumas localidades do Pará, no Nordeste, no Norte, mas ainda de forma incipiente”.

Na conversa, Tupinambá falou ainda sobre as feiras móveis que alguns associados estão realizando, sobre os encontros sociais que a instituição tem feito para apoiar os associados, os planos para o próximo Salão do Livro da ABDL, e comentou também sobre o movimento Em defesa do livro, que luta pela manutenção da desoneração do livro. “Nós todos sabemos que o consumo de livros no Brasil deveria ser bem maior do que é, o acesso a leitura deveria ser muito mais facilitado do que é, então nós, enquanto instituições, prezamos pela facilitação desse acesso e se o livro sofrer a oneração que está sendo prevista, vai dificultar ainda mais o acesso”, explicou.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.


Indicações:

Encontros e desencontros - Netflix
Hiroshima (Companhia das Letras), de John Hersey
Somebody feed fill - Netflix
Café da Manhã sobre 75 anos da Bomba de Hiroshima
Mundo mistério - Netflix
Apagando o Lampião (Global)

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Podcast do PN destaca o mercado português de livros. Simone Paulino, da Nós, e Jaime Mendes, da distribuidora Saudade, são os convidados dessa semana.
Podcast desta semana recebeu Luciana Benatti, a criadora da Dita Livros, e Johanna Stein, da nova livraria Gato Sem Rabo
Podcast do PublishNews conversou com André Fonseca, editor sênior da Citadel, e J.A. Ruggeri, gerente de aquisições da Alta Books, para entender o crescimento das obras das respectivas editoras nas listas dos mais vendidos
Para falar sobre todo o investimento, análise e dificuldades para se aprovar uma obra no PNLD, o Podcast do PublishNews conversou com Alessandro Gerardi, da Universo dos Livros, e Rafaela Fernandes Lamas, da Autêntica
Podcast do PublishNews recebeu Gabriela Dias, especialista em conteúdo multiplataforma, e Paulo Henrique Santo Pedro, co-fundador da Fênix Editorial, para falarem sobre as mudanças no edital
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em sua crônica do mês, Luciana Pinsky fala sobre o ato de nadar para relaxar e pensar na vida
Podcast do PN destaca o mercado português de livros. Simone Paulino, da Nós, e Jaime Mendes, da distribuidora Saudade, são os convidados dessa semana.
Mais uma vez, o telefone tocou na agência fictícia criada por Marisa Moura. Dessa vez, uma agente concorrente liga para fazer uma proposta para a misteriosa (e engraçada) funcionária
Podcast desta semana recebeu Luciana Benatti, a criadora da Dita Livros, e Johanna Stein, da nova livraria Gato Sem Rabo
Acho que quanto mais você sabe, de maneira mais simples você é capaz de escrever.
Roger-Pol Droit
filósofo francês
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar