Espanha lança catálogo virtual de direitos
PublishNews, Redação, 22/07/2020
Além disso, o país homenageado em Frankfurt em 2022 colocou no ar um programa de apoio à tradução e se prepara para lançar uma segunda linha de fomento em setembro

A pandemia do novo coronavírus obrigou a Feira do Livro de Frankfurt a adiar, em um ano, as homenagens que prestaria ao Canadá, Espanha, Eslovênia e Itália, mas isso não quer dizer que os respectivos países não estejam se movimentando nos bastidores. A Espanha – que seria homenageada em 2021 e agora será o país convidado em 2022 -- , por exemplo, lança, nesta quinta-feira (23), um portal para impulsionar a tradução de livros espanhóis. O Books from Spain poderá ser acessado a partir de amanhã, diretamente pelo site da IPR License, marketplace internacional de comércio de direitos autorais que tem a Feira do Livro de Frankfurt e o Copyright Clearence Center (CCC) como sócios. Criado pelo Ministério da Cultura e Desportes, pela Accion Cultural Española e pela Federação dos Grêmios de Editores da Espanha, o novo portal reúne catálogo de 97 editoras e agências literárias espanholas que apresentarão uma seleção de títulos para tradução, dando uma perspectiva muito completa do cenário editorial espanhol.

Cada um dos 97 participantes pode subir até cinco títulos para a plataforma e os editores estrangeiros poderão navegar por estes títulos, pesquisando por palavras-chave, tópicos, autores etc.

Para María José Gálvez, diretora geral do Livro e Promoção da Leitura, o portal favorece a internacionalização do setor editorial através da mídia digital, permitindo a presença virtual em âmbito internacional e, portando, driblando todos os obstáculos impostos neste momento. “A plataforma dá visibilidade aos nossos autores e os promove nas principais feiras de compras e vendas de direitos, destacando a força da nossa criação literária. Vimos que o projeto foi muito bem-recebido pelo setor e queremos que seja uma iniciativa permanente, que deverá se ampliar nos próximos anos”, comentou.

Além da plataforma, o Departamento de Promoção do Livro e da Leitura abriu convocatória para bolsa de apoio à tradução, com valor global de 400 mil euros. Editores interessados no fomento têm até o dia 13 de agosto para submeter propostas pelo site do programa.

Ao mesmo tempo, a Accion Cultural Española prepara, para setembro, o lançamento de um novo programa que deverá dobrar este valor. Os recursos deste novo programa serão distribuídos entre 65 bolsas de tradução voltadas para editores estrangeiros. Além disso, os recursos darão apoio a 88 editores e agentes espanhóis para a tradução de seus dossiês de internacionalização.

[22/07/2020 10:10:00]