
Cada um dos 97 participantes pode subir até cinco títulos para a plataforma e os editores estrangeiros poderão navegar por estes títulos, pesquisando por palavras-chave, tópicos, autores etc.
Para María José Gálvez, diretora geral do Livro e Promoção da Leitura, o portal favorece a internacionalização do setor editorial através da mídia digital, permitindo a presença virtual em âmbito internacional e, portando, driblando todos os obstáculos impostos neste momento. “A plataforma dá visibilidade aos nossos autores e os promove nas principais feiras de compras e vendas de direitos, destacando a força da nossa criação literária. Vimos que o projeto foi muito bem-recebido pelo setor e queremos que seja uma iniciativa permanente, que deverá se ampliar nos próximos anos”, comentou.
Além da plataforma, o Departamento de Promoção do Livro e da Leitura abriu convocatória para bolsa de apoio à tradução, com valor global de 400 mil euros. Editores interessados no fomento têm até o dia 13 de agosto para submeter propostas pelo site do programa.
Ao mesmo tempo, a Accion Cultural Española prepara, para setembro, o lançamento de um novo programa que deverá dobrar este valor. Os recursos deste novo programa serão distribuídos entre 65 bolsas de tradução voltadas para editores estrangeiros. Além disso, os recursos darão apoio a 88 editores e agentes espanhóis para a tradução de seus dossiês de internacionalização.