
Até o momento, a pesquisa já recebeu informações de 1.677 participantes, incluindo 13 editoras, 11 empresas ou indivíduos que trabalham com produção literária e de conteúdo e oito livrarias. No geral, até o momento, 45% dos pesquisados registraram perdas de 100% das suas receitas entre os meses de maio e julho. Após o início do isolamento social para conter a curva de contágio da Covid-19, as atividades mais impactadas com a perda total da receita foram os festivais e feiras (66,4%), seguidos do teatro (59,1%), da produção de filmes (53,9%), da música (49,5%).
Para o sociólogo Rodrigo Correia do Amaral, um dos coordenadores deste levantamento, é preciso observar o predomínio da informalidade e da baixa remuneração nesta amostra: “Apesar dos setores cultural e criativo contarem com uma mão de obra qualificada, na qual um percentual elevado de pessoas possuem o superior completo, a natureza do trabalho é muito caracterizada pela informalidade e pela baixa remuneração”, ele comentou.

Orlando reforça que a pesquisa, apoiada pelo PublishNews, pode ser respondida até o próximo dia 16 clicando aqui. “Após a divulgação da pesquisa pelo PublishNews, observamos um significativo aumento de participantes do mercado editorial e livreiro. A pesquisa segue até o dia 16 de julho e é fundamental a participação de todos os profissionais da cadeia do livro, desde profissionais autônomos envolvidos na produção e criação editorial, vendedores e gestores de livrarias, escritores, proprietários de editoras e livrarias”.
Para acessar o primeiro boletim da pesquisa, clique aqui.