Pesquisa quer medir o impacto da pandemia nos setores cultural e criativo
PublishNews, Redação, 26/06/2020
Trabalhadores e empresas do setor editorial e livreiro também podem participar do estudo que coleta dados até o próximo dia 16

De acordo com estudo da Firjan/Senai, os setores cultural e criativo movimentaram R$ 171,5 bilhões e deram trabalho a 5,2 milhões de pessoas em 2018. Agora, afetados pelo isolamento social, empreendedores, artistas e trabalhadores desses setores veem-se diante de desafios variados, sabendo que, provavelmente serão os últimos a retomarem com atividades presenciais. Diante desse quadro, o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, o Sesc, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e a Representação no Brasil da Unesco uniram forças para colocar na rua uma pesquisa para avaliar o impacto do covid-19 nos setores cultural e criativo do Brasil. O objetivo é dimensionar os impactos de curto e médio prazo da pandemia, orientando o debate e a criação de saídas para a crise atual.

O sociólogo Rodrigo Correia do Amaral, um dos coordenadores da pesquisa, lembra que nos últimos 25 anos, o Brasil viveu uma profissionalização intensa do trabalho no setor cultural, impulsionado tanto pela ampliação do acesso ao ensino superior, como pelas políticas que distribuíram recursos para os círculos artísticos mais estabelecidos, associações e produtores independentes. Ele defende que o mercado relativamente forte criado sob esses estímulos (compras públicas, isenções tributárias, incentivos fiscais, editais etc.) estimulou os interessados a procurarem oficinas, cursos superiores e de pós voltados à produção e gestão cultural. “O maior perigo que a pandemia de Covid-19 coloca neste momento é a exclusão desse universo de pequenos empresários, profissionais e empreendedores individuais surgido neste processo”, explica.

A pesquisa medirá o impacto também na cadeia do livro. A ideia é ter dados para entender melhor a realidade do mercado e compará-lo aos demais setores da indústria cultural e criativa. “O mercado editorial precisa fortalecer uma cultura de estudos setoriais, não podemos pautar nossas ações a partir de achismos. Por isso, é imprescindível que um número representativo de profissionais do nosso mercado participe da pesquisa. Os resultados serão amplamente divulgados e discutidos, teremos a oportunidade de produzir análises que serão fundamentais para pautar nossas ações”, defende Orlando Rafael Prado, da Quincas Consultoria, e articulador da pesquisa no setor editorial.

Podem participar da pesquisa tanto indivíduos (trabalhadores formais ou informais do setor) e coletivos (livrarias, editoras, distribuidoras, coletivos, saraus etc). O levantamento de dados para a pesquisa se dará por meio de um formulário que pode ser preenchido até o próximo dia 16.

O PublishNews é um dos apoiadores do estudo cujos resultados serão divulgados no dia 31 de julho.

[26/06/2020 11:20:00]