Pelo menos duas campanhas querem levantar fundos para ajudar micro e pequenos livreiros neste momento de volta às atividades. Um deles é o Projeto Retomada, que acaba de ser lançado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), Associação Nacional de Livrarias (ANL) e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). As livrarias interessadas se inscrevem pela plataforma e uma comissão irá avaliar os dados, validar a participação de cada uma delas de acordo com o perfil dos micro e pequenos negócios do setor para, então organizar o repasse da verba entre as participantes.
Na outra ponta, os doadores poderão contribuir com qualquer valor através de depósitos ou transferências para a conta da CBL (Banco Itaú, Ag.0188, C/C 15288-6, CNPJ 60.792.942/0001-81).
A campanha inicia com o apoio das seguintes editoras, livrarias e distribuidoras: Disal S.A., Distribuidora Catavento, Editora Melhoramentos, Faro Editorial, Inovação Distribuidora, Livrarias Curitiba, Livraria da Vila, Livraria Leitura, Livraria Loyola, Livraria Travessa e Livraria WMF.
Um outro fundo, capitaneado pelo Catarse, deverá ser lançado na primeira semana de julho e vai beneficiar três grupos do ecossistema do livro: autores, editoras e livrarias independentes. Segundo os organizadores, esta campanha já conta com oito marcas do mercado como patrocinadoras e um corpo técnico formado por nove profissionais referência do mundo do livro: Felipe Castilho, Alessandra Ruiz, Bruno Mendes, Cláudia Lemes, Raquel Menezes, Francisco Jorge, Ricardo Costa, Ketty Valencio e Talita Camargo.