O velho novo de novo
PublishNews, Leonardo Neto e Talita Facchini, 29/05/2020
Renovando obras de seus catálogos, editoras emplacam antigos livros na lista dos mais vendidos

Recentemente, a Rocco anunciou uma nova edição de Harry Potter, mas a sua estratégia de resgatar fundos de catálogos e dar nova roupagem não é de hoje. A obra de Clarice Lispector também tem passado por um "lifting" editorial. A ideia tem dado certo e repercutido na Lista dos Mais Vendidos. Nesta semana, por exemplo, o livro Mulheres que correm com lobos, de Clarissa Pinkola Estes, lançado em 2014 e renovado em 2018, conquistou o terceiro lugar da Lista Geral, ao vender 1.124 exemplares. O mesmo aconteceu com os livros de Harry Potter. Desde a semana passada, a nova coleção publicada pela editora – com novo formato, capa dura e novas ilustrações – domina a lista Infantojuvenil.

A HarperCollins fez o mesmo. Em 2018, a editora conseguiu os direitos de publicação das obras de J.R.R. Tolkien e desde então, tem trabalhado para renovar os livros do autor. “A gente fez um super trabalho de edição de todas as obras do Tolkien, é uma nova tradução, novos acabamentos, um super trabalho editorial”, contou Daniela Kfuri ao PublishNews. “Um dos maiores orgulhos da Harper é que estamos conseguindo colocar todas as edições em listas e vendendo muito bem”, completou. E a lista desta semana confirma: a nova edição de O Hobbit, com tradução de Reinaldo José Lopes, estreou na lista de Ficção na 13ª posição. Na 12ª está o Box- Trilogia O senhor dos anéis, com 192 exemplares vendidos.

A lista de Ficção também merece um outro destaque. Os livros O fim em doses homeopáticas, Textos cruéis demais para serem lidos rapidamente e Textos cruéis demais para serem lidos rapidamente: Onde dorme o amor, de Igor Pires e do coletivo TCD, todos publicados pela Globo Alt, dominam o pódio da lista. Juntas, as três obras somam 1.902 exemplares vendidos.

Além de O Hobbit, a lista desta semana tem outras quatro novidades. Também em Ficção entrou Os olhos da escuridão (Citadel), livro de Dean Koontz que descreve uma arma biológica viral e altamente letal, que causa graves problemas respiratórios e mata em até 24 horas. Na história, chamado de Wuhan-400, o micro-organismo foi desenvolvido pelo cientista Li Chen em um laboratório secreto nas proximidades de Wuhan, na China.

Em Autoajuda entraram as obras Limite zero (Rocco) e O código T (Literare Books), e em Negócios, o livro Faça o tempo enriquecer você (Gente), da autora Tathiane Deândhela, especialista em produtividade e que desenvolveu um método capaz de fazer qualquer profissional ter mais resultado gastando menos energia. O livro garantiu o primeiro lugar da Lista Geral ao vender 2.435 exemplares.

O Ranking Geral das Editoras é liderado pela Rocco que emplacou 12 títulos na lista. Grupo Companhia das Letras e Sextante dividiram a prata, com 11 títulos cada, e o bronze ficou com a Citadel, com nove títulos na lista desta semana.

[29/05/2020 11:00:00]