Publicidade
Publicidade
E os nossos vizinhos, como andam?
PublishNews, Talita Facchini, 27/04/2020
Podcast do PublishNews recebeu Beatriz Aves, gerente comercial para a América Latina da HarperCollins / EUA para dar uma visão sobre como outros países estão lidando com a pandemia

Com o mundo em uma crise sanitária sem precedentes, o mercado editorial no mundo inteiro sofre com as consequências. Depois do tombo das duas maiores redes de livrarias do país, o mercado por aqui dava sinais de recuperação, acompanhando também o crescimento dos e-books e dos audiolivros, visto no resto do mundo. Já conversamos em episódios anteriores do Podcast do PublishNews, sobre os efeitos dessa pandemia na indústria do livro brasileira e nos nossos eventos literários. Esta semana, procuramos saber como anda a situação na América Latina.

Com suas livrarias também fechadas e feiras canceladas, como outros mercados da América Latina estão reagindo? O governo tem ajudado? Quais ideias eles colocaram em prática? E qual o impacto até o momento? Para ajudar a ampliar nossa visão convidamos Beatriz Alves, gerente comercial para a América Latina da HarperCollins EUA, podcaster e fotógrafa.

A conversa com Bia começou procurando entender de onde surgiu a ideia do mapa colaborativo que ela criou para ajudar o público a encontrar as livrarias mais próximas da sua localização. "Acho que todo mundo pensou várias coisas, mas ninguém achou que poderia ser tão simples quanto criar um mapa no Google Maps que é uma plataforma grátis que você vai lá e coloca", explicou. "Para mim, meu objetivo foi 100% concluído, porque as pessoas pararam para pensar no tema [...] e cada um, de sua forma, foi melhorando isso ou adaptando para o seu próprio negócio", disse se referindo à outras ideias que surgiram e que também estão dando certo. "A semente foi plantada", concluiu.

Saindo do assunto nacional, Bia também deu um panorama de como estão as vendas e a situação em geral em alguns países da América Latina. Como era de se esperar, as vendas de audiolivros e e-books vão bem, já a dos livros físicos, nem tanto. "Cliente nenhum meu vai querer trazer uma importação pára abastecer uma loja que está fechada mesmo que o leitor ainda demande a leitura daquele livros", explicou. "Mas sabemos que o continente é um continente que gosta muito ainda de ler livro físico e visitar livraria, então o impacto vai acontecer de qualquer forma. [...] Mas eu consigo ver um aumento de vendas muito grande do digital, acho que isso acaba já impactando no número negativo do livro impresso", adiantou.

Na conversa, Bia falou ainda sobre as dificuldades e particularidades de cada país, citou ideias que estão dando certo lá fora e ofereceu alguns números sobre o mercado.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro, da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas, e da Auti Books, dê ouvidos a sua imaginação, escute Audiobooks. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.


Indicações

Projeto humanos - Caso Evandro
Cheer - Netflix
Livro A Casa (Todavia), de Chico Felitti
Biografia Elke Maravilha (Storytel)
Tiger King - Netflix
Filme Dois irmãos - Pixar
Midnight Diner: Tokyo Stories - Netflix

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
No último episódio do ano, Podcast do PN traz dois livreiros de diferentes realidades para discutirem o varejo de livros no Brasil
Karine Pansa, recém-eleita vice-presidente da International Publishers Association, participa do Podcast do PublishNews dessa semana
Podcast do PublishNews conversou com Marne Lúcio Guedes e Nelson de Oliveira, os idealizadores da Plataforma Vida de Escritor,
Podcast do PublishNews quis saber de algumas livrarias quais as expectativas e planos para as vendas de fim de ano e os planos para 2021
Nova livraria do centro de SP abre as portas nesta segunda (23/11). Irene de Hollanda, codiretora, e Rita Palmeira, responsável pela curadoria, contatam os detalhes da Megafauna no Podcast do PN
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Na sua primeira coluna de 2021, Camila Cabete fala da importância dos algoritmos na divulgação de livros e apresenta uma entrevista que fez com uma especialista no assunto
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em sua última coluna dos anos 2010, Henrique Rodrigues apresenta um panorama literário do período
Uma boa biblioteca nunca vai ser muito arrumada, ou muito empoeirada, porque alguém vai estar sempre lá, tirando livros das prateleiras e ficar acordado até tarde para lê-los.
Lemony Snicket
Pseudônimo de Daniel Handler - escritor americano
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar