Aglomeração on-line
PublishNews, Redação, 07/04/2020
Confira algumas das diversas ações que editoras e entidades do livro estão colocando em prática em tempos de isolamento social

Para promover a leitura nessas semanas de confinamento, editoras e entidades do livro estão, todos os dias, pensando em ideias que possam ajudar o mercado. Reunimos mais algumas delas para ajudar os leitores.

A Intrínseca, por exemplo, tem investido em uma programação especial de lives com grandes autores da casa, um clube de leitura coletiva no Instagram e produção de conteúdo no blog da editora. Nesta terça-feira (7), às 15h, Pedro Gabriel (Eu me chamo Antônio) ministra uma oficina de criatividade. No dia 9, no mesmo horário, Alfredo Setúbal (autor de O livro de líbero, em pré-venda) fará uma live. No dia 14, às 17h30, é a vez de Matheus Leitão e Miriam Leitão baterem um bapo com o público. As lives serão transmitidas no Instagram da editora, @intrinseca.

Já a Globo Livros colocou em prática dois projetos. O primeiro, com a colaboração de alguns artistas parceiros, a editora disponibilizou ilustrações dos seus livros para colorir. Para baixar as imagens é só clicar aqui. O segundo é o Festival de Lives Literárias, que por duas semanas, terá bate-papos entre os autores e editores da casa. Entre os nomes confirmados estão Laurentino Gomes, Valter Hugo Mãe, Casagrande, Claudia Lisboa e Rodrigo Carvalho. Para conferir a programação, é só acompanhar o Instagram da editora, @globolivros.

A Editora do Brasil lançou a campanha #LeiaEmCasa. A ideia é oferecer gratuitamente livros on-line de formação para professores e gestores de escolas da Educação Básica. As obras disponíveis fazem parte da coleção de bolso do selo Arco43. São títulos sobre o BNCC, gestão escolar, geomarketing e marketing escolar, metodologias ativas e competências socioemocionais. Para acessar os livros é só entrar no site da editora e clicar no banner da campanha.

A campanha da Melhoramentos também tem foco nos professores e alunos. Pensando neles, a editora criou uma seleção especial para ampliar o conhecimento dos alunos durante o período de resguardo. Os livros que fazem parte da campanha Ler em Casa na versão digital estão com 30% de desconto e todos os dias a editora disponibiliza gratuitamente e-books e audiolivros entre clássicos da literatura, títulos de culinária e de autoajuda. Os autores da casa também estão participando e prepararam uma série de vídeos que podem ser acessados através das redes sociais da Melhoramentos.

O GEN focou na missão de manter seu público informado e com o auxílio de autores e profissionais renomados, disponibilizou acesso a conteúdos exclusivos. A primeira delas é para cursos on-line de diversas áreas, alguns com direito a certificado, disponíveis no site do Grupo. Paralelamente, a editora criou uma área específica para trazer esclarecimentos a respeito da pandemia, por meio de podcasts, artigos e webinares com autores analisando assuntos relacionados ao coronavírus. Estão lá, por exemplo, comentários de especialistas sobre as medidas provisórias que impactam as relações de trabalho ou notícias sobre o uso da hidroxicloroquina no tratamento da covid-19. Para acessar é só clicar aqui. Além disso, especificamente para os professores das instituições de ensino superior, já existem a plataforma BibliOfertas e o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) para acesso aos e-books dos best-sellers adotados nas faculdades e a materiais suplementares.

A Mauad colocou no ar a campanha Livro em Dobro. Ao comprar um livro o site da editora, o leitor pode escolher outro livro e receber junto ao seu pedido, sem nenhum custo adicional. A promoção é válida até o dia 15 de junho.

A Árvore de Livros lançou também a Semana na Árvore com conteúdos como lives com especialistas, dicas, indicações e webinars. Nesta terça (7), eles darão dicas de como montar um clube do livro em casa. A agenda da semana você confere clicando aqui.

Com mais de dois milhões de usuários em São Paulo, as 43 unidades do Sesc tiveram que fechar as portas, mas nas redes sociais, oferecem programações gratuitas e conteúdos digitais como webséries, podcasts, ensaios e artigos. No portal SescSP, nas suas redes sociais e plataformas de streaming, o público pode aprofundar seus conhecimento por meio de conteúdos editoriais exclusivos como webséries, podcasts, ensaios e artigos assinados por profissionais de diversas áreas.

A Saraiva Educação também disponibilizou conteúdos e serviços on-line e lançou a campanha #LeiaNaJanela, que convida as pessoas a irem às janelas de suas casas às 18h e compartilharem o momento de leitura com seus vizinhos, postando uma foto acompanhada da hashtag. Para acompanhar as ações, basta entrar nas redes sociais da Benvirá, Saraiva Jur, Saraiva Uni e Editora Érica.

O Grupo Ibep Educação, por sua vez, também colocou todos os títulos das editoras IBEP, Companhia Editora Nacional e Conrad Editora com desconto de 70% em seu site. "Para tentar aliviar esse momento de isolamento social, decidimos colocar todos os nossos livros com um desconto nunca antes praticado, a fim de tentar produzir um momento um pouco mais prazeroso", disse em comunicado. A ação acontece até o dia 30 de abril.

E com a ação O Livro nos Aproxima, a Associação Brasileira das Editoras Universitárias tem reunido em uma página do seu site tudo que as editoras universitárias têm realizado para amenizar a crise provocada pelo covid-19, mostrando aos leitores onde baixar e comprar seus livros, as obras em promoção nas livrarias virtuais e outras ações de contingenciamento, como doação de livros e estratégias de apoio financeiro a funcionários.

Tags: Coronavírus
[07/04/2020 09:00:00]