Plano Municipal do Livro de SP faz sugestões para salvar editoras, livrarias e bibliotecas
PublishNews, Redação, 27/03/2020
Conselheiros elaboraram nove propostas que vão da isenção de IPTU à compra de livros por parte de governos

Os conselheiros do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PMLLB) da cidade de São Paulo se reuniram virtualmente para propor uma série de ações visando garantir o apoio governamental aos entes envolvidos nas cadeias produtiva, distributiva e de divulgação do livro, incluindo além de editoras e livrarias, autores, mediadores de leitura, bibliotecas comunitárias, etc.

Como resultado, foi publicado um documento em que os conselheiros pedem às autoridades, por exemplo, a isenção de IPTU de livrarias, editoras e espaços culturais nos anos de 2020 e 2021. Pedem ainda a criação de uma linha de crédito a juros zero e carência de dois anos que atenda especialmente os custos fixos e de pessoal das editoras e livrarias de pequeno e médio portes.

Outro ponto descrito no documento é a compra de livros para suprir acervos de bibliotecas, espaços culturais e projetos sociais. Estas compras, defendem os conselheiros, devem contemplar todas as editoras com sede em São Paulo, independente de porte.

Há ainda pedidos de intermediação do poder público municipal junto aos Correios visando aumento de subsídios nas tarifas de postagem de livros e ao governo federal, em específico ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para facilitar a participação de editoras no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD).

O documento é assinado por Daniel Fuentes, Bernardo Gurbanov, Haroldo Ceravolo, Sérgio Reis Alves, Fernanda de Lima Passamai Perez, Gabriel Justino, João Luiz Marques, Julia Santos, Sophia Castellano e Simão Félix Zygband. Para ler a sua íntegra, clique aqui.

[27/03/2020 09:00:00]