Todos contra o coronavírus
PublishNews, Redação, 20/03/2020
Mais uma vez, editoras, livrarias e instituições ligadas ao livro usam a criatividade para enfrentar a pandemia do coronavírus e manter os leitores engajados. Confira as iniciativas.

Campanha do Grupo Editorial Record, #LeiaEmCasa | © Redes Sociais
Campanha do Grupo Editorial Record, #LeiaEmCasa | © Redes Sociais

Diante do cenário de incertezas e de isolamento social, livrarias, editoras e instituições ligadas ao livro estão buscando soluções para manter os leitores engajados.

A Record, por exemplo, correu e colocou no ar um site, o Quarentena Literária, que vai trazer conteúdos e conversas com autores e especialistas em literatura. Inaugurando o espaço, na próxima segunda-feira (23), às 10h, o jornalista Manuel da Costa Pinto fala sobre o livro A peste, de Albert Camus. Ainda na segunda, às 20h, será a vez da escritora Ray Tavares se encontrar virtualmente com seus leitores. No dia 24, às 21h, o bate-papo será com Lucas Rocha. Carina Rissi, Fabricio Carpinejar e Regina Navarro Lis também participam do projeto.

O Grupo Planeta também lançou na última quinta (19) a campanha mundial #KeepReadingEnCasa, encabeçada pela Planeta Espanha e replicada por todos os países onde a empresa atua. A iniciativa, que prevê diversas ações que visam estimular o hábito da leitura, chamou diversos autores do Grupo para endossar a campanha. No Brasil, Leandro Karnal, Mario Sergio Cortella e Monja Coen gravaram um vídeo no qual reforçam a importância dos livros no momento em que vivemos. Como desdobramento da campanha mundial, a editora também irá disponibilizar uma seleção de e-books por R$ 9,99 em todos os players.

Em conversa que vai ao ar nesta sexta-feira (20), em um episódio especial do Podcast do PublishNews, Otavio Costa, publisher da Companhia das Letras, compartilhou algumas ideias que a editora deve pôr em prática que vão desde live com os autores substituindo os lançamentos presenciais até um diário sobre o período de confinamento escrito pelos próprios autores no blog da editora. "Uma série de ideias para tentar enfrentar esse período sombrio", contou.

A Luz da Serra anunciou também que todo o seu catálogo de livros digitais estarão com 40% de desconto até o dia 31 de março.

Já a Auti Books liberou o acesso gratuito a audiolivros infantis para ajudar as famílias, que precisam oferecer entretenimento para as crianças confinadas em casa devido à suspensão das aulas. “Esperamos que esse momento passe rápido, mas enquanto pudermos ajudar, estaremos junto com o País e principalmente com os brasileiros auxiliando no que pudermos”, explica Claudio Gandelman, CEO da Auti Books. Ao todo são 10 clássicos infantis que podem ser baixados clicando aqui.

O Instituto Quindim, no Rio Grande do Sul, parou suas atividades presenciais e criou um canal colaborativo, com conteúdos educativos no YouTube com o objetivo de não perder o contato com as crianças e garantir momentos de aprendizado. O canal Todxs contra coronavírus convoca escritores, ilustradores, contadores de histórias, professores, artistas de diferentes áreas, profissionais de gastronomia, psicologia, saúde e outros mais que tenham boas ideias de entretenimento com atividades educativas, lúdicas e saudáveis para que crianças e familiares possam aprender e se divertir em casa. Interessados podem enviar os vídeos de até 45 minutos, para o e-mail quindimcontracoronavirus@gmail.com. A gravação deve conter a atividade proposta, com nome completo das pessoas participantes e uma pequena descrição da prática.

A Boitempo preparou um projeto de curadoria de leitura para o período de isolamento social. Todos os dias, de 23 de março a 30 de abril, um tema de estudo será posto em debate com diversas sugestões de leitura que estarão disponíveis no blog e no canal no YouTube da editora. Durante 24 horas, um livro surpresa relacionado ao tema do dia será vendido com 40% de desconto e 100 títulos do catálogo da editora estarão, todos os dias, com 20% de desconto.

Todo o catálogo da Lamparina também está com 40% de desconto no site. Além disso, comprando cinco ou mais livros o desconto chega a 50%. Os pedidos deverão ser feitos via redes sociais.

As bibliotecas do programa Fábrica de Cultura da zona norte e sul de São Paulo, inclusive a unidade Diadema também se reuniram para indicar plataformas on-line e gratuitas de acesso a livros, artigos, revistas científicas, entre outros formatos. Todas as dicas você encontra clicando aqui.

Tags: Coronavírus
[20/03/2020 08:00:00]