Suspensão de eventos literários chega ao Brasil
PublishNews, Leonardo Neto, 16/03/2020
Neste fim de semana, a Feira do Livro da Unesp e Flipoços foram adiados. Livrarias suspendem suas atividades. Flip emite comunicado dizendo que está atenta à pandemia.

Feira do Livro da Unesp foi o primeiro evento literário brasileiro a anunciar seu cancelamento por conta da pandemia do coronavírus | © Divulgação
Feira do Livro da Unesp foi o primeiro evento literário brasileiro a anunciar seu cancelamento por conta da pandemia do coronavírus | © Divulgação
A Feira do Livro da Unesp, que estava marcada para acontecer entre os dias 1º e 5 de abril, foi o primeiro evento literário brasileiro a adiar a sua edição em decorrência da pandemia da covid-19, causada pelo novo coronavírus. A medida segue a orientação do governo do estado de São Paulo, que determinou o fechamento de museus, bibliotecas, teatros, centros culturais públicos e privados. Uma nova data ainda será agendada e divulgada.

O Flipoços, que devia começar no próximo dia 25, também foi adiado para agosto. A medida também segue a orientação do governo mineiro que decretou a suspensão de eventos oficiais com mais de 100 pessoas.

Ao anunciar Danez Smith como o seu segundo convidado internacional, a Flip, que acontece só no fim de julho, fez um comunicado dizendo que está atenta ao alerta de pandemia do coronavírus e aos riscos que oferece à saúde. No entanto, informa que segue trabalhando no sentido de manter a edição que acontece daqui a quatro meses.

Centros culturais também já anunciaram o cancelamento de atividades. O Itaú Cultural, em São Paulo, por exemplo, suspendeu a programação de contação de histórias, espetáculos e todas as atividades do Auditório Ibirapuera, operado pela entidade. Além disso, alterou seu horário de funcionamento e colocou contadores na sua entrada, estipulando lotação máxima de 500 pessoas por vez.

No Rio de Janeiro, a inauguração da Livraria Janela, na última sexta-feira (13) aconteceu sem o tradicional beijo duplo tipicamente carioca. Além disso, o bate-papo com Ruy Castro e Heloisa Seixas, antes previsto para acontecer no subsolo da nova livraria, aconteceu no andar térreo, com cadeiras dispostas na calçada.

Ainda no Rio, a Blooks fechou as suas unidades da Praia de Botafogo e na Rua Voluntários da Pátria. Estas duas unidades são anexas a salas de cinema fechadas por determinação do governo fluminense na tentativa de conter o avanço da doença no Brasil. As demais unidades da rede estão abertas e operando normalmente. Em São Paulo, a Livraria da Tarde suspendeu a sua programação de lançamentos e eventos.

A Feira de Livros da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) também foi adiada. O evento estava marcado para acontecer entre os dias 12 e 16 de maio.

Pelo mundo

Na última sexta-feira (13), a Feira do Livro de Buenos Aires decidiu suspender a sua edição de 2020 marcada para acontecer entre 28 de abril e 18 de maio.

A Primavera Literária, projeto que levaria cerca de 70 autores brasileiros para encontros em escolas e universidades estrangeiras também cancelou sua programação em seis países: França, Itália, Bélgica, Portugal, EUA e Alemanha.

A International Publishers Association também anunciou que a realização do seu Congresso mundial foi cancelada. O evento estava agendado para o fim de maio, entre os dias 28 e 30, em Lillehammer, na Noruega.

[16/03/2020 09:00:00]