Publicidade
Publicidade
Combo Café e Cultura: Parte do ambiente urbano e cultural
PublishNews, Talita Facchini, 16/03/2020
Lucas Alves, fundador da Combo Café e Cultura, livraria que ocupa bancas de jornal e conteiners, é o entrevistado desta semana do Podcast do PublishNews

Fundada no final de 2014, a Banca Tatuí reinventou o uso da banca de jornal e foi a pioneira em São Paulo ao transformar o espaço em uma livraria com shows e eventos. Depois da Tatuí, surgiram outras, entre elas Curva e a Combo Café e Cultura. Fundada em junho do ano passado, a Combo é a caçula, mas a primeira a procriar. Há poucas semanas inaugurou a sua segunda unidade, dessa vez, em Pinheiros. Por trás de toda essa ideia, está Lucas Alves, o convidado desta semana do Podcast do PublishNews.

Definida por Lucas também como um projeto de ocupação urbana, a Combo nasceu com a ideia de oferecer para o público uma experiência diferente na hora de comprar livros, por isso, a importância de uma boa curadoria é defendida por ele. “A curadoria é muito forte pra gente, a nossa maior força de trabalho ali é pra manter a curadoria das duas bancas sempre em dia com o bairro, com as pessoas, com quem frequenta e com quem vai frequentar”, explica.

Localizadas no Jardins e em Pinheiros, as duas unidades da Combo já têm suas particularidades. Lucas explica que cada uma tem aproximadamente dois mil títulos e que a curadoria é construída de acordo com o que o público de cada região quer receber. “Por exemplo, em Pinheiros, a gente tem muito mais livros em inglês do que a gente tem na [Alameda] Franca”, explicou, dizendo ainda que eles tentam, a partir de uma “metodologia de curadoria humana”, conversar com as pessoas e entender o que elas desejam. “A nossa função é dar poder de escolha para as pessoas. Elas escolhem as histórias delas, a gente só apresenta”.

Tem cultura, mas também tem o café. Lucas explica que tanto o catálogo quanto o cardápio da Combo é feito para contar histórias. “A cada três meses a gente troca boa parte do nosso catálogo e do nosso cardápio”.

Que a Combo é uma boa ideia, isso não há dúvida, mas como fazer dela uma ideia rentável? Lucas comentou que estamos acostumados com um modelo no mercado editorial que é necessário vender muito para manter seu negócio. “E eu digo que talvez você não precise vender igual a livraria megastore vende, talvez você precise de um ambiente menor, e seu negócio vai ser bem-sucedido. Vai vender um pouco menos, mas vai vender bem”, afirmou. Contando ainda que a Combo oferece poucos descontos e que trabalha com o preço de catálogo. “Acho que esse é o preço saudável, tanto pra gente da livraria, quanto pras editoras”.

Sobre o futuro da Combo, Lucas acredita que daqui a pouco, irão nascer milhares de bancas e que cada uma vai ter o seu charme. “O nosso charme eu acho que é a curadoria, os livreiros e o lance humano”, brincou, adiantando que está nos seus planos inaugurar mais lojas, “mas sempre mantendo a curadoria e as histórias como foco [...] é o que torna o negócio viável”.

As unidades da Combo Café e Cultura estão localizadas na Alameda Franca, 1.154 e na Rua Joaquim Antunes, 367.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro, da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas, e da Auti Books, dê ouvidos a sua imaginação, escute Audiobooks. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.


Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Podcast da semana fala com editoras que encontraram em petshops, lojas de presentes ou farmácias seus parceiros para fazer seus livros chegarem aos leitores
As editoras gaúchas Luz da Serra e Culturama participam do ranking da consultoria Great Place to Work. O que elas têm de especial? O Podcast do PN foi saber.
Curador do Prêmio Jabuti é o convidado do Podcast nessa semana. Inscrições para o prêmio seguem abertas, com desconto até a próxima sexta-feira (04)
Mariana Bueno, economista responsável pela pesquisa; Marcos da Veiga Pereira, presidente do SNEL, e Vitor Tavares, da CBL, são os convidados do Podcast do PublishNews dessa semana
Entrevista com Luiza Helena Trajano está disponível nas principais plataformas de áudio
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Podcast da semana fala com editoras que encontraram em petshops, lojas de presentes ou farmácias seus parceiros para fazer seus livros chegarem aos leitores
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em novo artigo-memória da série 'Escrever para Lembrar: o que os grandes escritores me ensinaram', Suzana Vargas resgata a sua história com Ferreira Gullar
Dessa vez, a serelepe funcionária da agência fictícia criada por Marisa Moura atende um autor desesperado porque fez algo que não devia ter feito e agora precisa avisar à agente e não sabe como fazê-lo
As editoras gaúchas Luz da Serra e Culturama participam do ranking da consultoria Great Place to Work. O que elas têm de especial? O Podcast do PN foi saber.
Sempre fui uma criança muito tímida e os livros foram uma espécie de companhia que elegi depois de certa idade.
Paulo Scott
Escritor brasileiro
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar