Publicidade
Publicidade
Combo Café e Cultura: Parte do ambiente urbano e cultural
PublishNews, Talita Facchini, 16/03/2020
Lucas Alves, fundador da Combo Café e Cultura, livraria que ocupa bancas de jornal e conteiners, é o entrevistado desta semana do Podcast do PublishNews

Fundada no final de 2014, a Banca Tatuí reinventou o uso da banca de jornal e foi a pioneira em São Paulo ao transformar o espaço em uma livraria com shows e eventos. Depois da Tatuí, surgiram outras, entre elas Curva e a Combo Café e Cultura. Fundada em junho do ano passado, a Combo é a caçula, mas a primeira a procriar. Há poucas semanas inaugurou a sua segunda unidade, dessa vez, em Pinheiros. Por trás de toda essa ideia, está Lucas Alves, o convidado desta semana do Podcast do PublishNews.

Definida por Lucas também como um projeto de ocupação urbana, a Combo nasceu com a ideia de oferecer para o público uma experiência diferente na hora de comprar livros, por isso, a importância de uma boa curadoria é defendida por ele. “A curadoria é muito forte pra gente, a nossa maior força de trabalho ali é pra manter a curadoria das duas bancas sempre em dia com o bairro, com as pessoas, com quem frequenta e com quem vai frequentar”, explica.

Localizadas no Jardins e em Pinheiros, as duas unidades da Combo já têm suas particularidades. Lucas explica que cada uma tem aproximadamente dois mil títulos e que a curadoria é construída de acordo com o que o público de cada região quer receber. “Por exemplo, em Pinheiros, a gente tem muito mais livros em inglês do que a gente tem na [Alameda] Franca”, explicou, dizendo ainda que eles tentam, a partir de uma “metodologia de curadoria humana”, conversar com as pessoas e entender o que elas desejam. “A nossa função é dar poder de escolha para as pessoas. Elas escolhem as histórias delas, a gente só apresenta”.

Tem cultura, mas também tem o café. Lucas explica que tanto o catálogo quanto o cardápio da Combo é feito para contar histórias. “A cada três meses a gente troca boa parte do nosso catálogo e do nosso cardápio”.

Que a Combo é uma boa ideia, isso não há dúvida, mas como fazer dela uma ideia rentável? Lucas comentou que estamos acostumados com um modelo no mercado editorial que é necessário vender muito para manter seu negócio. “E eu digo que talvez você não precise vender igual a livraria megastore vende, talvez você precise de um ambiente menor, e seu negócio vai ser bem-sucedido. Vai vender um pouco menos, mas vai vender bem”, afirmou. Contando ainda que a Combo oferece poucos descontos e que trabalha com o preço de catálogo. “Acho que esse é o preço saudável, tanto pra gente da livraria, quanto pras editoras”.

Sobre o futuro da Combo, Lucas acredita que daqui a pouco, irão nascer milhares de bancas e que cada uma vai ter o seu charme. “O nosso charme eu acho que é a curadoria, os livreiros e o lance humano”, brincou, adiantando que está nos seus planos inaugurar mais lojas, “mas sempre mantendo a curadoria e as histórias como foco [...] é o que torna o negócio viável”.

As unidades da Combo Café e Cultura estão localizadas na Alameda Franca, 1.154 e na Rua Joaquim Antunes, 367.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro, da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas, e da Auti Books, dê ouvidos a sua imaginação, escute Audiobooks. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.


Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Podcast do PublishNews conversou com a ex-secretária-executiva do Plano Nacional do Livro e Leitura e atual candidata a deputada federal pelo Cidadania
Podcast do PublishNews conversou com o editor da Aleph e Antofágica, que, além de contar detalhes sobre o curso 'Vida do Livro', deu sua visão sobre o mercado editorial atual
O podcast do PublishNews traz o escritor que viralizou ao fazer um discurso tocante no CCXP Awards, no qual venceu com seu romance infantojuvenil 'O serviço de entregas monstruosas'
Podcast do PN conversou com Felipe Brandão (Planeta) e Jorge Marques (Oficina Raquel) para discutir sobre o assunto
Em um episódio extra, Podcast do PublishNews traz a íntegra da conversa entre Juergen Boos e Margot Atwell sobre os desafios, tendências e oportunidades do mercado editorial global
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
O romance 'Jamais subestime os peões – eles valem uma rainha', de Celina Moraes, conta a luta de Raquel na busca de seus sonhos após uma desilusão amorosa, recriando o Brasil dos anos 1980 e 1990 como cenário dessa jornada
Podcast do PublishNews conversou com a ex-secretária-executiva do Plano Nacional do Livro e Leitura e atual candidata a deputada federal pelo Cidadania
Em sua crônica do mês, Luciana Pinsky fala sobre a percepção que cada pessoa sobre o tempo
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Podcast do PublishNews conversou com o editor da Aleph e Antofágica, que, além de contar detalhes sobre o curso 'Vida do Livro', deu sua visão sobre o mercado editorial atual
O rabisco é de fundamental importância. Rabiscar é pensar com o traço.
Roger Mello
Escritor e ilustrador brasileiro
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar