Publicidade
Publicidade
'O que eu quero é pulverizar o sucesso para todos os envolvidos'
PublishNews, Leonardo Neto, 09/03/2020
Rodrigo Faria e Silva é o entrevistado do Podcast do PublishNews dessa semana. Ele se prepara para colocar no ar uma plataforma que quer mudar a forma como tradutores, diagramadores e revisores são remunerados.

Rodrigo Faria e Silva prevê lançar uma plataforma que quer 'pulverizar o sucesso' entre editoras e colaboradores | © Talita Facchini
Rodrigo Faria e Silva prevê lançar uma plataforma que quer 'pulverizar o sucesso' entre editoras e colaboradores | © Talita Facchini
No início de fevereiro, uma matéria causou enorme repercussão no PublishNews. Nossa redação anunciava a chegada da Faria e Silva, uma editora que nasceu com uma nova proposta de remuneração de seus colaboradores.

Fundada por Rodrigo Faria e Silva, dono de uma trajetória de oito anos à frente da Editora Sesi SP, a nova casa propõe que ilustradores, tradutores, revisores e diagramadores sejam remunerados da mesma forma que autores, ou seja, com uma participação em cima do que é vendido, respeitando um percentual pré-estipulado sobre o preço de capa.

É um modelo novo, pouco usual no mercado brasileiro e, por isso a polêmica em torno da novidade. E Rodrigo quer ir além. Prepara-se para lançar uma plataforma pela qual vai reunir profissionais e outras editoras que topem esse mesmo jogo.

Ele é o entrevistado do Podcast do PublishNews desta semana. Na conversa que teve com a nossa redação, Rodrigo explicou melhor como vai funcionar tanto a editora quanto a plataforma e respondeu às perguntas mais frequentes dos nossos assinantes sobre o novo modelo de negócios.

“Logo que saí da editora [Sesi-SP], comecei a desenvolver o conceito da plataforma que vai lidar com esse conceito de uma forma muito mais ‘startupiana’, ou seja, com tecnologia e de forma muito transparente”, disse. “Eu vi que algumas partes do mercado editorial já estavam se reinventando. O POD [impressão por demanda] é uma delas. O modelo de [integração de] logística e de impressão já está sendo uma realidade. A Amazon mexeu demais na parte da distribuição, logística e impressão. Integrou a impressão na logística que é uma coisa que não se pensava algum tempo atrás”, comentou. No entanto, ele aponta que pouca coisa mudou na parte de produção editorial. Rodrigo reconhece que o trabalho de um revisor ou de um diagramador é meticuloso, mais artesanal e a plataforma não tem a intenção de alterar isso. Mas aposta que, ao levar esses colaboradores como “sócios” do livro, eles terão um novo envolvimento com o produto.

“Eu acho que dá para criar uma plataforma que facilite as relações e torne-as mais transparentes, eficientes e mais rentáveis para todo mundo. Eu brinco que se Harry Potter tivesse sido desenvolvido nessa plataforma não teria deixado só o Paulo Rocco [fundador da Rocco, editora que publica o best-seller no Brasil] rico. Teria deixado umas 500 pessoas no meio do caminho ricas com ele e ele um pouco menos rico”, disse rindo.

“Eu adoraria acertar um best-seller [como Harry Potter] e fazer com que todos os envolvidos ganhassem muito. A aposta é essa, claro. Mas estou trabalhando com um nicho que não é de grandes repercussões. Quero criar fundo de catálogo, cauda longa. É esse movimento que interessa a um revisor, por exemplo, ganhar permanentemente associado àquele livre e não ganhar sazonalmente quando tem volume de trabalho. O interesse disso é permitir um fluxo contínuo de caixa pro colaborador e minimizar o risco para o editor. É pulverizar o sucesso para todos os envolvidos”, argumentou.

Uma das críticas que a Faria Silva recebeu é que isso seria a “uberização” da produção editorial. Rodrigo responde. “Espero causar no mercado editorial o impacto que a Uber causou no mercado de mobilidade urbana”, disse. “Mas eu não estou sucateando mão-de-obra, não estou sucateando a qualidade de trabalho. Estou dando autonomia para profissionais, criando uma fonte de renda alternativa”, completou.

A previsão é que uma versão beta da plataforma seja lançada até junho e que a versão completa entre no ar entre o fim de 2020 e o começo de 2021.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro, da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas, e da Auti Books, dê ouvidos a sua imaginação, escute Audiobooks. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Podcast do PublishNews conversou com Mariana Castriota e Cristiane Carvalho Davison, do Magalu, para saber sobre as novas plataformas digitais de vendas que pretendem colocar micro e pequenos empreendedores no mundo digital
Podcast do PublishNews conversou com os responsáveis pela Feira do Livro da Unesp, do Flipoços, do Fliaraxá e da Flip para saber os impactos da pandemia do novo coronavírus nestes eventos
Editores, livreiros e entidades que representam o mercado editorial comentam sobre os impactos da pandemia
Lucas Alves, fundador da Combo Café e Cultura, livraria que ocupa bancas de jornal e conteiners, é o entrevistado desta semana do Podcast do PublishNews
À frente da biblioteca Mário de Andrade, ela participou do Podcast do PublishNews e falou sobre seus planos para o espaço e a biografia de Jorge Amado, vencedora do Prêmio Jabuti 2019
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Edição especial do PublishNews Entrevista relembra todos os objetos deixados no ‘Museu de Tudo’, brincadeira criada por André Argolo que pede para que cada entrevistado traga um objeto que ‘conte uma história’
Em sua coluna, Julio Silveira relata como Portugal e em especial, editores e livreiros, estão lidando com a pandemia da covid-19
Em sua coluna, Henrique Rodrigues defende as possibilidades de criação e divulgação literárias em tempos de quarentena
Podcast do PublishNews conversou com Mariana Castriota e Cristiane Carvalho Davison, do Magalu, para saber sobre as novas plataformas digitais de vendas que pretendem colocar micro e pequenos empreendedores no mundo digital
Toda semana você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
O romance é o lugar da desilusão, uma narrativa sobre personagens diante de um impasse. Mas essa é a perspectiva do romance, desde a sua origem.
Milton Hatoum
Escritor brasileiro
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar