Fundada por Rodrigo Faria e Silva, dono de uma trajetória de oito anos à frente da Editora Sesi SP, a nova casa propõe que ilustradores, tradutores, revisores e diagramadores sejam remunerados da mesma forma que autores, ou seja, com uma participação em cima do que é vendido, respeitando um percentual pré-estipulado sobre o preço de capa.
É um modelo novo, pouco usual no mercado brasileiro e, por isso a polêmica em torno da novidade. E Rodrigo quer ir além. Prepara-se para lançar uma plataforma pela qual vai reunir profissionais e outras editoras que topem esse mesmo jogo.
Ele é o entrevistado do Podcast do PublishNews desta semana. Na conversa que teve com a nossa redação, Rodrigo explicou melhor como vai funcionar tanto a editora quanto a plataforma e respondeu às perguntas mais frequentes dos nossos assinantes sobre o novo modelo de negócios.
“Logo que saí da editora [Sesi-SP], comecei a desenvolver o conceito da plataforma que vai lidar com esse conceito de uma forma muito mais ‘startupiana’, ou seja, com tecnologia e de forma muito transparente”, disse. “Eu vi que algumas partes do mercado editorial já estavam se reinventando. O POD [impressão por demanda] é uma delas. O modelo de [integração de] logística e de impressão já está sendo uma realidade. A Amazon mexeu demais na parte da distribuição, logística e impressão. Integrou a impressão na logística que é uma coisa que não se pensava algum tempo atrás”, comentou. No entanto, ele aponta que pouca coisa mudou na parte de produção editorial. Rodrigo reconhece que o trabalho de um revisor ou de um diagramador é meticuloso, mais artesanal e a plataforma não tem a intenção de alterar isso. Mas aposta que, ao levar esses colaboradores como “sócios” do livro, eles terão um novo envolvimento com o produto.
“Eu acho que dá para criar uma plataforma que facilite as relações e torne-as mais transparentes, eficientes e mais rentáveis para todo mundo. Eu brinco que se Harry Potter tivesse sido desenvolvido nessa plataforma não teria deixado só o Paulo Rocco [fundador da Rocco, editora que publica o best-seller no Brasil] rico. Teria deixado umas 500 pessoas no meio do caminho ricas com ele e ele um pouco menos rico”, disse rindo.
“Eu adoraria acertar um best-seller [como Harry Potter] e fazer com que todos os envolvidos ganhassem muito. A aposta é essa, claro. Mas estou trabalhando com um nicho que não é de grandes repercussões. Quero criar fundo de catálogo, cauda longa. É esse movimento que interessa a um revisor, por exemplo, ganhar permanentemente associado àquele livre e não ganhar sazonalmente quando tem volume de trabalho. O interesse disso é permitir um fluxo contínuo de caixa pro colaborador e minimizar o risco para o editor. É pulverizar o sucesso para todos os envolvidos”, argumentou.
Uma das críticas que a Faria Silva recebeu é que isso seria a “uberização” da produção editorial. Rodrigo responde. “Espero causar no mercado editorial o impacto que a Uber causou no mercado de mobilidade urbana”, disse. “Mas eu não estou sucateando mão-de-obra, não estou sucateando a qualidade de trabalho. Estou dando autonomia para profissionais, criando uma fonte de renda alternativa”, completou.
A previsão é que uma versão beta da plataforma seja lançada até junho e que a versão completa entre no ar entre o fim de 2020 e o começo de 2021.
O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro, da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas, e da Auti Books, dê ouvidos a sua imaginação, escute Audiobooks. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.
Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.
A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!
Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.
Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.
O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?