Nova editora propõe um modelo incomum de remuneração de colaboradores
PublishNews, Leonardo Neto, 03/02/2020
Um dos primeiros lançamentos da Faria e Silva, de Rodrigo Faria e Silva, será ‘Porto Alegre’, graphic novel de Eloar Guazzelli prevista para março.

Traço de Eloar Guazzelli em 'Porto Alegre', um dos primeiros títulos da Faria e Silva
Traço de Eloar Guazzelli em 'Porto Alegre', um dos primeiros títulos da Faria e Silva
Depois que deixou a direção da Editora Sesi SP em janeiro do ano passado, Rodrigo Faria e Silva pisou no freio e botou a cabeça para pensar e, depois de um ano de planejamento, colocou na rua a sua própria editora, a Faria e Silva. A nova editora nasce com uma proposta pouco usual no mercado nacional: cada colaborador envolvido na produção do livro será remunerado com um percentual sobre o preço de capa. A ideia é que a prática já adotada nas relações com autores e ilustradores se estenda para diagramadores, revisores, artistas gráficos etc. Para Rodrigo, essa modalidade atende a um critério de justiça. “É mais do que justo se pensarmos que uma boa revisão, uma boa diagramação e, principalmente, um projeto gráfico bonito e eficiente são fatores fundamentais para o sucesso de um livro”, disse.

A Faria e Silva nasce com a previsão de quatro eixos editoriais. O primeiro deles é o Texto em Transe, que vai apresentar a literatura nacional disruptiva. O título de estreia é o romance Mundos de uma noite só, de Renata Belmonte, que ganhará projeto gráfico de Raquel Matsushita. O livro tem lançamento programado para o dia 12 de março, na Livraria da Travessa de São Paulo (Rua dos Pinheiros, 513). Na sequência, virá Esta indescritível liberdade, de Igor Mendes. Outro eixo é o Camaleão, por onde serão publicadas graphic novels e histórias em quadrinhos conceituais e realizadas por autores nacionais. O primeiro título é Porto Alegre, de Eloar Guazzelli que será publicado em dois volumes a partir de março.

O terceiro eixo é o Lume Novo, que quer antever “futuros clássicos” da literatura brasileira. Esta coleção será iniciada por uma antologia de contos de Luiz Vilela e ainda dois títulos de João Anzanello Carrascoza. O quarto eixo é Tarumã, coleção dedicada a obras pouco conhecidas de autores clássicos. Dois volumes de Cornélio Pena (1896 - 1958) – um de inéditos e outro com desenhos — darão início a esse segmento. Estão previstas ainda a publicação de obras curiosas e raras de Olavo Bilac, José de Alencar e Mario de Andrade.

A Faria e Silva terá como parceiro para comercialização e distribuição a WMF - Martins Fontes. “O profissionalismo da sua operação livreira traz mais confiabilidade ao nosso modelo de negócio e a opção do Alexandre Martins Fontes em nos distribuir estabelece mais do que uma parceria, mas uma chancela para o que estamos começando a fazer aqui”, comentou o editor.

[03/02/2020 10:00:00]