ABDL está de olho no potencial de feiras municipais do livro
PublishNews, Leonardo Neto, 13/02/2020
Entidade debateu o tema no seu Salão de Negócios que acontece na cidade de Bento Gonçalves

Fernando Cílio, Márcio Tupinambá e Roberto Leal deram os caminhos das pedras para que os associados da ABDL criem feiras literárias em municípios brasileiros | Elisângela Borges \ Divulgação
Fernando Cílio, Márcio Tupinambá e Roberto Leal deram os caminhos das pedras para que os associados da ABDL criem feiras literárias em municípios brasileiros | Elisângela Borges \ Divulgação
A Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL) explicitou o seu interesse em investir em feiras literárias em municípios brasileiros. A entidade, que realiza até esta sexta-feira o seu 18º Salão de Negócios, vê nesse modelo de feira um potencial para escoar livros de seus associados. Em painel realizado na manhã desta quarta-feira (12), Marcio Tupinambá, presidente da entidade, disse que o intuito da entidade é “fazer com que o negócio de cada um aconteça”. Ressaltou que a entidade não dispõe de recursos para realizar as feiras. “Todas as despesas são pagas pelo associado que está administrando a feira e alguns associados fazem uma doação espontânea à ABDL”, disse.

Roberto Leal, da Rovelle, dividiu a mesa com Tupinambá e o advogado Fernando Cílio, consultor jurídico da entidade. Leal já realiza feiras do gênero nas cidades fluminenses de Maricá e Arraial do Cabo. Ele reconhece que repassa espontaneamente 5% do faturamento apurado pelas vendas particulares (tirando os vales-livro) para a entidade.

Ele deu o passo a passo para que outros associados sigam pelo mesmo caminho. Leal propõe que editores, distribuidores ou atacadistas ligados à entidade procurem municípios que tenham boa saúde financeira para propor um chamamento público para esse tipo de evento. Ele ressalta que o convênio tem que ser firmado entre o município e a ABDL, mas ressaltou que “a feira é de quem está realizando”.

Outra dica é que os proponentes sugiram às prefeituras a distribuição de vales-livro arcados via recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), recurso federal distribuído a estados e municípios de acordo com o número de alunos matriculados. Ele citou que, por exemplo, em Maricá conseguiu a emissão de 22 mil vales-livro ao valor unitário de R$ 80.

O Podcast do PublishNews da próxima segunda-feira será um especial do Salão de Negócios da ABDL.

[13/02/2020 10:00:00]