Saraiva tem novo CEO
PublishNews, Redação, 13/01/2020
Luis Mario Bilenky assume o controle da empresa que está em recuperação judicial. Executivo foi presidente da Blockbuster e da Fotótica e diretor de marketing do McDonald’s

Luis Mario Bilenky é o novo CEO da Saraiva | Divulgação
Luis Mario Bilenky é o novo CEO da Saraiva | Divulgação
O Conselho de Administração da Saraiva escolheu o administrador Luis Mario Bilenky para ser o seu novo CEO. Ele assume o posto nesta segunda-feira (13) com a missão de conduzir a principal rede de livrarias do país quando o assunto é faturamento. Ele tem ampla experiência no varejo, acumulando experiência de diretor de marketing para a América Latina do McDonald’s nos anos 1980, e de CEO da Blockbuster, nos anos 1990. Mais recentemente, foi diretor executivo do Grupo Fleury e presidente do Hospital Infantil Sabará.

Bilenky assume a cadeira que antes pertencia a Jorge Saraiva Neto, afastado do cargo depois que credores fizeram forte pressão, ameaçando inclusive a não aprovar o plano de recuperação judicial da empresa. A recusa dos credores poderia levar a empresa à falência automática.

Em comunicado, a empresa diz que a reestruturação das lideranças (além de novo CEO, a empresa está com novo Conselho de Administração, conforme já noticiado pelo PublishNews), “dá início a um novo momento em sua história, fortalecendo e aprimorando sua governança corporativa”.

No mesmo comunicado, Bilenky comentou: “O Mercado livreiro, no Brasil e no mundo, passa por uma fase de transformação e adaptações relevantes, mas tenho convicção de que o livro tem lugar garantido no futuro! Estou muito feliz e confiante. É uma honra estar à frente de uma empresa centenária e poder contribuir para o contínuo crescimento do hábito da leitura e sua força transformadora na vida das pessoas”.

[13/01/2020 09:56:12]