A pesquisa analisa as publicações de livros no Brasil, dispondo o ano anterior como base. O estudo apresenta também a performance do mercado como um todo e de cada um dos seus quatro subsetores: Didáticos; Científicos, Técnicos e Profissionais (CTP); Obras Gerais e Religiosos.
A Câmara Brasileira do Livro (CBL) e o Sindicato Nacional de Editores de Livros (SNEL), entidades responsáveis pelo estudo, garantem que as editoras não sentirão diferenças na nova gestão da apuração dos dados. A Nielsen deverá seguir os mesmos critérios de antes e continuará, pelo menos por enquanto, com o mesmo modelo de questionário consolidado ao longo dos últimos anos. O questionário passará a ser aplicado a partir do próximo dia 15.
No entanto, CBL e SNEL informam que o conteúdo digital deverá ganhar mais visibilidade na próxima edição do estudo cujos resultados serão apresentados no fim de abril.
A economista Mariana Bueno, que já estava à frente da pesquisa na Fipe, foi absorvida nos quadros da Nielsen e continuará tocando o estudo.