Prêmio APCA anuncia vencedores de 2019
PublishNews, Redação, 11/12/2019
Livro 'Crocodilo', de Javier Arancibia Contreras foi o vencedor na categoria Romance. A cerimônia de entrega dos prêmios será realizada no dia 17 de fevereiro de 2020

Javier Arancibia Contreras, autor do livro 'Crocodilo' | © Divulgação
Javier Arancibia Contreras, autor do livro 'Crocodilo' | © Divulgação
A Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) anunciou na tarde da última terça (10), os vencedores de 2019 nas 10 categorias do prêmio: Arquitetura, Artes visuais, Cinema, Dança, Literatura, Música popular, Rádio, Teatro, Teatro Infantojuvenil e Televisão.

Na categoria Literatura, em Romance o vencedor foi o livro Crocodilo (Companhia das Letras), de Javier Arancibia Contreras (na foto ao lado) uma narrativa emotiva sobre a construção da família, da relação pai-filho e das mudanças que o amadurecimento traz para a vida. Em Poesia, o premiado foi o livro Melancolia (Record), de Carlos Cardoso; em Contos / Crônicas, a obra escolhida foi Redemoinho em dia quente (Alfaguara), de Jarid Arraes e em Infantil / Juvenil, o premiado foi o livro Enfim, Capivaras (Companhia das Letras), de Luisa Geisler.

A obra O crime da Galeria de Cristal (Companhia das Letras), de Boris Fausto, foi a premiada em Ensaio / Teoria e/ou Crítica Literária / Reportagem; Em busca da alma brasileira – Uma biografia de Mário de Andrade (Sextante), de Jason Tércio, venceu na categoria Biografia e Eric Nepomuceno venceu na categoria Tradução por conta da tradução da obra O jogo da amarelinha (Companhia das Letras), de Julio Cortázar.

Votaram na categoria Literatura: Amilton Pinheiro, Gabriel Kwak, Fabio Siqueira e Ubiratan Brasil.

A 63ª cerimônia de entrega dos prêmios será realizada no dia 17 de fevereiro de 2020, no Teatro Sérgio Cardoso (Rua Rui Barbosa, 153 – São Paulo / SP). A lista completa, com os vencedores das outras categorias, você encontra clicando aqui.

Tags: APCA
[11/12/2019 07:00:00]