No meio da crise, Cultura resolve rever marca
PublishNews, Redação, 05/12/2019
Pelo plano, lojas e e-commerce serão remodelados para oferecer experiências às pessoas por meio de produtos, serviços, eventos, ambientes e conteúdo

Não faz muito tempo, em 2017, Sergio Herz, CEO da Livraria Cultura, concedeu entrevista à revista Exame e afirmou que “só a experiência não paga a conta”. A afirmação veio em resposta ao questionamento da repórter sobre a transformação digital de uma das mais tradicionais livrarias do país, hoje em recuperação judicial.

Com a recém-inaugurada loja do Shopping RioMar, de Fortaleza, a empresa dá início a um reposicionamento de sua marca conduzido pela agência Gad’, “uma consultoria que transforma empresas e negócios, através das marcas, de maneira disruptiva e consistente”, como eles mesmo se apresentam em seu site.

O curioso é que isso acontece justo no momento em que a empresa começa a se desfazer de seus ativos (a Estante Virtual já está na mesa de negociação como o PN adiantou e volta a renegociar atrasados com fornecedores.

Interior da nova loja do Shopping Rio Mar, em Fortaleza | Instagram do shopping
Interior da nova loja do Shopping Rio Mar, em Fortaleza | Instagram do shopping
Em entrevista ao Propmark, Luciano Deos, presidente da Gad’, disse: “O desafio foi como adaptar a identidade da Cultura para os novos tempos, modernizando a loja com novas plataformas para levar conhecimento, literatura e entretenimento para as pessoas”.

A matéria do veículo especializado em propaganda e marketing diz ainda que cada uma das 15 lojas que restaram nas mãos da família Herz receberão um projeto diferente. A nova loja de Fortaleza, por exemplo, é baseada no “conceito de uma árvore, para que os leitores possam descansar embaixo dela, lendo um livro”, diz a matéria do site especializado. A implantação do novo conceito em todas as lojas acontecerá entre 2020 e 2021, mas segundo a InfoBranding, empresa especializada em Gestão de Marcas, o projeto da marca foi desenvolvido ao longo dos dois últimos anos.

Pelo projeto da Gad’, a empresa passará a se apresentar simplesmente como Cultura, perdendo a palavra livraria. O logotipo é feito em tipografia recortada em preto e branco, o que dá um “ar mais moderno”.

[05/12/2019 11:00:00]