Publicidade
Publicidade
Do Brasil para as Arábias, com uma conexão em Genebra
PublishNews, Redação, 28/10/2019
Podcast dessa semana recebe Juliana Farias, veterana na Feira de Sharjah, que acaba de começar, e ainda o time de brasileiros que acompanhou as discussões sobre direitos autorais em Genebra faz um resumão do que foi viu por lá

Juliana Farias, pela segunda vez, está nos Emirados Árabes em busca de oportunidades de negócios | Acervo Pessoal
Juliana Farias, pela segunda vez, está nos Emirados Árabes em busca de oportunidades de negócios | Acervo Pessoal
Começou neste domingo (27) a programação profissional da Feira Internacional do Livro de Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos (EAU) e o Podcast do PublishNews dessa semana é referente a esse evento, que se firmou como a mais relevante feira do mundo árabe. A entrevistada da semana é Juliana Farias, que esteve edição de 2018 do evento e voltou esse ano representando a Agência Riff. Na conversa que teve com a nossa equipe, a agente literária e editora falou sobre as oportunidades que vê na feira e destacou as diferenças culturais entre nós brasileiros e os árabes. Falou ainda sobre dicas de comportamento para que não cometa nenhuma gafe na feira.

Nesse ano, uma comitiva de sete editores brasileiros está na feira para abrir caminhos e realizar negócios com editoras dos países que compõem o mundo árabe. Quem também está no Emirado de Sharjah é o PublishNews, que acompanhou as conversas da manhã desta segunda-feira.

Jacks Thomas, Kristenn Einarsson, Mahmoud Lutfi e Isobel Abulhoul durante a mesa em que se discutiu a Liberdade de Publicação | Leonardo Neto
Jacks Thomas, Kristenn Einarsson, Mahmoud Lutfi e Isobel Abulhoul durante a mesa em que se discutiu a Liberdade de Publicação | Leonardo Neto
O ponto alto da programação foi a mesa em que se discutiu a Liberdade de Publicação, tema bastante caro para Sharjah. É que nesse ano, a cidade foi eleita pela Unesco como a Capital Mundial da Literatura. Além disso, a sheika Bodour Al Qasimi, anfitriã da feira, é a vice-presidente da International Publishers Association (IPA), entidade que congrega editores do mundo todo e cuja principal bandeira é justamente a liberdade de publicação.

A mesa foi mediada por Jacks Thomas, diretora da Feira do Livro de Londres, com a participação de Kristenn Einarsson, presidente do comitê de Liberdade de Publicação da IPA, Isobel Abulhoul, presidente da Fundação Literatura dos Emirados; de Mahmoud Lutfi, irmão do vencedor do Prix Voltaire 2019, o egípcio Khaled Lutfi, e de Daniel Gorman, diretor da English PEN, que participou por telefone.

O debate se fez entre Kristenn e Isobel. Ele defendendo a liberdade irrestrita de publicação e ela argumentando que há que se respeitar as peculiaridades locais. Ela citou, por exemplo, a recusa de livreiros em expor livros da franquia Peppa Pig. A carne do porco é proibida para os praticantes do islã e isso se refletiu na ausência do livro infantil nas livrarias do mundo árabe.

Por fim, Thomas concluiu que a liberdade de publicação é necessária para o desenvolvimento de uma sociedade, mas é necessário também observar e respeitar as diferenças locais.

A Feira do Livro de Sharjah ostenta o título de terceira maior do mundo. São esperadas mais de 2 milhões de pessoas nos dez dias de eventos | Divulgação
A Feira do Livro de Sharjah ostenta o título de terceira maior do mundo. São esperadas mais de 2 milhões de pessoas nos dez dias de eventos | Divulgação
A feira

A feira será aberta ao público na manhã da próxima quarta-feira, com a presença do sheik Sultan bin Muhammad Al Qasimi, governador supremo de Sharjah. Entre as atrações do evento que segue com a sua programação até o dia 9 de novembro, estão o best-seller Mark Manson, o Nobel turco Orhan Pamuk e o showman americano Steve Harvey, homenageado no evento.

Flávia Bravin, Karina Pansa, Fernanda Gomes, Vitor Garcia e Dante Cid durante a gravação do especial em Genebra
Flávia Bravin, Karina Pansa, Fernanda Gomes, Vitor Garcia e Dante Cid durante a gravação do especial em Genebra
Conexão Genebra

O Podcast trouxe ainda uma conversa especial gravada diretamente de Genebra, na Suíça, onde editores brasileiros estiveram participando das conferências sobre direitos de autor da World Intelectual Property Organization (Wipo), órgão ligado às Nações Unidas para tratar das questões de propriedade intelectual.

Os editores Flávia Bravim (Saraiva/Somos Educação), Karine Pansa (Girassol Brasil) e Dante Cid (Elsevier) se juntaram com Vitor Tavares e Fernanda Garcia, respectivamente presidente e diretora executiva da Câmara Brasileira do Livro para fazerem juntos um panorama do que foi discutido no evento.

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
A ganhadora do Prêmio Especial do Jovens Talentos deu uma merecida esticada na sua viagem, voltou e foi correndo pro nosso estúdio!
O Podcast do PublishNews recebeu Bruno Tenan, responsável pelo marketing da Edusp para falar sobre a Festa do Livro da USP
O homem por trás da PublishNewsTV é o entrevistado do Podcast dessa semana. No programa, ele faz reflexões sobre o jornalismo, a poesia e a literatura.
Em edição especial, o Podcast do PublishNews veio recheado de entrevistas que a nossa equipe realizou durante a Feira do Livro de Frankfurt
O Podcast do PublishNews recebeu a drag queen dona do canal Tempero Drag, para falar sobre seu novo livro e de outros temas atuais e relevantes
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Toda semana você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
O livreiro Bernardo Gurbanov está nas lentes da PublishNewsTV dessa semana. Na conversa com André Argolo, ele faz reflexões sobre a sua profissão, de paixões, de totalitarismo e de literatura.
A ganhadora do Prêmio Especial do Jovens Talentos deu uma merecida esticada na sua viagem, voltou e foi correndo pro nosso estúdio!
Recentemente, a escritora Luisa Geisler foi desconvidada de uma feira no interior gaúcho sob a alegação de que o seu novo livro contém 'linguagem inadequada'. Em sua coluna, Pedro Almeida faz reflexões sobre o caso.
A PublishNewsTV dessa semana entrevistou Eduardo Lacerda, publisher da Patuá
Literatura não é vocação, é danação. O sujeito está danado. Ele tem que fazer aquilo. Está condenado.
Roberto Gomes
Escritor brasileiro
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar