Abre hoje (16), na Feira de Frankfurt, no estande A117, no Hall 5.1, uma exposição organizada pelo ateliê alemão Illustralabor, que reúne ilustrações feitas em torno da literatura indígena produzidas pelos artistas Anabella López, Ciça Fittipaldi, Mariana Zanetti, Mauricio Negro, Patricia Scheld e Rita Carelli. No local estarão à disposição algumas das publicações e haverá também o lançamento do livro infantil Uma antologia de literatura negra (Companhia das Letrinhas), organizada e ilustrada por Mauricio Negro e com textos de dez autores indígenas.
**

**
Já que a Noruega é o país homenageado dessa edição da Feira, vamos a alguns dados: De todo livro publicado no país, o Estado compra as primeiras 750 cópias. Existe um enorme sistema de suporte a bibliotecas que absorve essa compra. Resultado: os noruegueses também leem uma quantidade incrível: 15 livros por ano.
**
Sobe som. De olho no potencial dos assistentes virtuais para vender livros, a Bookwire, plataforma alemã de distribuição de conteúdos digitais, em especial e-books e audiolivros, resolveu apresentar durante a Feira do Livro de Frankfurt a sua nova empreitada: A Odyssey, um guia pessoal de audiolivros. Integrada à Alexa – a assistente virtual da Amazon, e ao Spotify, a nova plataforma funciona como um guru virtual dos audiolivros: indica livros sob medida para os usuários, oferece amostras curtas dos títulos disponíveis e, claro, dá a chance de compra. Tudo isso controlado por voz, é claro.