Frankfurtianas: Guarda-chuvas pela liberdade de expressão
PublishNews, Redação, 15/10/2019
E mais: Sebastião Salgado recebe prêmio em Frankfurt

Heinrich Riethmüller, Juergen Boos, Olga Tokarczuk e Francis Gurry na coletiva para a imprensa na Feira de Frankfurt 2019
Heinrich Riethmüller, Juergen Boos, Olga Tokarczuk e Francis Gurry na coletiva para a imprensa na Feira de Frankfurt 2019
No próximo domingo (20), o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado será homenageado em uma cerimônia na Paulskirche, uma igreja destruída na Segunda Guerra e reconstruída como símbolo da democracia alemã. Ele receberá o Prêmio da Paz do Comércio Alemão, concedido pela Federação do Comércio Livreiro do país. Ao conceder o título ao brasileiro, a entidade destacou que o seu trabalho promove a "justiça e a paz sociais" e põe em evidência o "debate mundial sobre a proteção da natureza e do clima".

**

Na quinta-feira (17), às 13h30, está marcado um protesto no Agora, a área central dos pavilhões da Feira de Frankfurt. Free the words! Umbrellas for freedom of speech! quer mostrar solidariedade aos que lutam pela liberdade de expressão de Hong Kong. O livreiro dissidente Lam Wing Kee e o autor Liao Yiwu estão confirmados na manifestação.

**

Ao ser perguntada, durante a entrevista coletiva de abertura da # FBM19, sobre sua imagem "boa menina" e a de Peter Handke como um "mau menino", Olga Tokarczuk respondeu que está acostumada a ser retratada na Polônia como uma "garota má". Tudo o que ela quer agora é aproveitar seu novo papel.

**

Ainda durante a entrevista coletiva, Olga disse não ver oficialmente uma censura contra a escrita e os autores na Polônia, mas por outro lado, disse que se incomoda ao ver os próprios autores se censurando.

[15/10/2019 08:00:00]