Em 1999, em sua primeira edição, o principal desafio do Salão Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) foi o de apresentar um evento somente com livros de ficção e informativos, sem títulos didáticos, de referência, religiosos ou autoajuda para crianças e jovens. Depois de duas décadas mantendo os mesmos princípios que nortearam sua a criação, o Salão FNLIJ chega a sua 21ª edição se estabelecendo em um novo endereço: a Biblioteca-Parque Estadual (Av. Pres. Vargas, 1261 – Rio de Janeiro).
O evento acontece de 23 a 31 de outubro e vai abrigar intensa programação, com lançamentos de livros, encontro com escritores e ilustradores e leituras de livros premiados.
Entre os autores confirmados estão nomes como Luciana Sandroni, Luciana Savaget, Miriam Leitão, Nelson Cruz e muitos outros. E comemorando os 50 anos de sua carreira, Ana Maria Machado participará de um bate-papo com o público no dia 27, às 15h, além de estar presente no evento no dia 30, às 11h, no Seminário FNLIJ Bartolomeu Campos de Queiroz (BCQ). No Espaço do Ilustrador, artistas como Marcelo Pimentel, Lucia Hiratsuka e Anielizabeth, entre outros irão apresentar e lançar seus trabalhos. A programação completa do evento você confere clicando aqui.

Já o dia 23 será exclusivo dos professores, que poderão conhecer a produção das editoras com visita aos estandes e bibliotecas, além de assistirem a uma palestra sobre literatura infantil e juvenil. No mesmo dia, às 17h, acontece a cerimônia de abertura, quando serão entregues aos ganhadores os certificados do Prêmio FNLIJ 2019 – Produção 2018. Para participar da visitação, os professores devem se inscrever pelo e-mail visitacaoescolar@fnlij.org.br.
O 21º Salão FNLIJ conta com as parcerias da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, oferecendo espaço para o evento na Biblioteca-Parque Estadual, e com o apoio do Itaú Cultural.
As empresas Arco Arquitetura e Produções, Cintia Pereira Produção e Cultura e Estúdio Versalete, somadas à presença de 31 editoras, também possibilitaram que o Salão FNLIJ acontecesse.