De olho no Canadá
PublishNews, Carlo Carrenho, 04/10/2019
Edição especial da Publishers Weekly sobre o Canadá apresenta um mercado de grande diversidade e qualidade literária

Todos anos a revista setorial Publishers Weekly, de Nova York, publica uma edição especial sobre o mercado canadense de livro. A edição de 2019 – Publishing in Canada 2019: Celebrating Diverse Literary Voices – acaba de ser publicada. E o melhor: o acesso às matérias ao arquivo em PDF é gratuito.

A edição ficou a cargo do talentoso e analítico jornalista Edward Nawotka, que enfoca a diversidade no mercado editorial canadense. “As vendas de livros no Canadá podem estar estagnadas, com uma escassez de novos best-sellers arrasadores, mas isto abriu o mercado para um tipo mais ativista de edição de livros, com pontos de vista mais fortes que têm sido adotados igualmente por acadêmicos, livreiros e leitores”, dispara Nawotka no primeiro parágrafo de sua apresentação. Entre as empresas citadas e entrevistadas, estão BookNet Canada, Penguin Random House Canada, Simon & Schuster Canada, HarperCollins Canada, Coach House Books, Portage & Main Press, Fernwood Press, ECW Press, House of Anansi Press, Arsenal Pulp Press, e muitos outros.

O PublishNews conversou com Edward Nawotka, o qual revelou um pouco mais do que pensa sobre o mercado canadense:

O jornalista estadunidense Edward Nawotka foi o editor da revista especial da Publishers Weekly | © Reprodução Facebook
O jornalista estadunidense Edward Nawotka foi o editor da revista especial da Publishers Weekly | © Reprodução Facebook
“Muitas pessoas da indústria editorial não dão ao Canadá a atenção ou consideração que este mercado merece. Trata-se de um país tanto humilde como silencioso, talvez acuado pelo seu primo muito maior ao Sul. Mas com isso em mente, no que se refere à literatura no cenário global, o Canadá tem causado impacto e tem muito a ensinar. Veja o caso da Margaret Atwood, por exemplo. A prolífica escritora torontense possui o livro mais discutido do ano, The Testaments, sua sequência a The Handmaid's Tale. Já Rupi Kaur, filha de um imigrante sikh, transformou sozinha o Instagram em uma popular plataforma para poetas – e vendeu milhões de livros ao fazer isso.

E em uma era onde editores ao redor do mundo se esforçam para encontrar formas de serem mais inclusivos e diversificados, os editores canadenses – que já publicam livros tanto em inglês como em francês – agora estão publicando ativamente nos idiomas das comunidades indígenas. No Canadá, onde a diversidade e a inclusão nem são mais questionadas, fica claro que o trabalho de editor ainda é tanto um chamado quanto uma vocação.”

Acesse a edição especial da Publishers Weekly sobre o Canadá neste link. O PDF da revista pode ser acessado aqui.

[04/10/2019 04:00:00]