A edição ficou a cargo do talentoso e analítico jornalista Edward Nawotka, que enfoca a diversidade no mercado editorial canadense. “As vendas de livros no Canadá podem estar estagnadas, com uma escassez de novos best-sellers arrasadores, mas isto abriu o mercado para um tipo mais ativista de edição de livros, com pontos de vista mais fortes que têm sido adotados igualmente por acadêmicos, livreiros e leitores”, dispara Nawotka no primeiro parágrafo de sua apresentação. Entre as empresas citadas e entrevistadas, estão BookNet Canada, Penguin Random House Canada, Simon & Schuster Canada, HarperCollins Canada, Coach House Books, Portage & Main Press, Fernwood Press, ECW Press, House of Anansi Press, Arsenal Pulp Press, e muitos outros.
O PublishNews conversou com Edward Nawotka, o qual revelou um pouco mais do que pensa sobre o mercado canadense:

E em uma era onde editores ao redor do mundo se esforçam para encontrar formas de serem mais inclusivos e diversificados, os editores canadenses – que já publicam livros tanto em inglês como em francês – agora estão publicando ativamente nos idiomas das comunidades indígenas. No Canadá, onde a diversidade e a inclusão nem são mais questionadas, fica claro que o trabalho de editor ainda é tanto um chamado quanto uma vocação.”
Acesse a edição especial da Publishers Weekly sobre o Canadá neste link. O PDF da revista pode ser acessado aqui.