Nem só de Storytel vive a Suécia
PublishNews, Redação, 10/09/2019
A editora sueca de audiolivros Word Audio também está de olho no Brasil e pretende desenvolver um catálogo em português

Mattias Lundgren e parte do time sueco da Word Audio durante as atividades físicas que a equipe faz junta uma vez por semana. | © Divulgação
Mattias Lundgren e parte do time sueco da Word Audio durante as atividades físicas que a equipe faz junta uma vez por semana. | © Divulgação
A Storytel acaba de lançar sua plataforma de audiolivros no Brasil, mas ela não é a única empresa sueca de olho no mercado brasileiro. A editora digital Word Audio, baseada na cidade de Malmö e focada em audiolivros, também está de olho no Brasil e possui planos para operar por aqui. Tanto que contratou o fundador do PublishNews, Carlo Carrenho, que agora reside na Suécia, para cuidar de novos negócios da empresa no Brasil.

A Word Audio foi fundada em 2006, logo depois da Storytel, e vem acompanhando a trajetória da gigante de audiolivros suecas e também de suas concorrentes menores, a Nextory e a Bookbeat. Recentemente, adotou a estratégia de expandir sua presença e seu catálogo para outros territórios e idiomas. Assim, a Word Audio já publica audiolivros em finlandês e espanhol, e lançará em breve os primeiros títulos em russo. Para isso, conta com uma equipe multinacional presente fisicamente nestes mercados. “Fomos a terceira empresa a assinar um contrato com a Storytel e isso mostra um pouco da nossa experiência”, explica o fundador e CEO Mattias Lundgren. Músico e guitarrista, Mattias se orgulha em dizer que a empresa foi fundada por amantes da música e reinventada 10 anos depois. “Já temos um catálogo de mil títulos e vendemos mais de um milhão de cópias em 2018 apenas da Suécia, o que nos torna a maior editora independente de áudio do país”, explicou.

Mattias tem boas expectativas em relação ao mercado brasileiro. “Cada mercado tem seu jeito de ser. Temos certeza que encontraremos um lugar no Brasil e que podemos contribuir para o surgimento de mais histórias digitais”, explica o sueco. “Mas temos que esperar para vem quem trará as melhores soluções e ofertas para o público”, complementa. “A chegada da Storytel no Brasil é algo muito positivo e sem dúvida ajudará o mercado de áudio a encontrar um público maior somando esforços à empresas Ubook, Tocalivros e Auti Books”, finalizou. O executivo ainda lembra que, além da Word Audio já ter dois funcionários nativos em português, o idioma de Camões ocupa um lugar especial em sua vida. “Minha mãe fala português fluentemente”, explicou.

O desenvolvimento de um catálogo de audiolivros brasileiros e de parcerias com editoras nacionais está nas mãos de Carlo Carrenho, que passou a integrar o time da Word Audio em agosto. “Estou mais focado no Brasil, mas também envolvido nos negócios em espanhol e russo”, comentou Carlo. “A ideia é publicarmos o maior número possível de audiolivros em português brasileiro, e já estamos conversando com autores, editoras e agentes no Brasil e no exterior”, afirmou. “Estou particularmente interessado em parcerias onde a Word Audio pode contribuir com sua experiência, conhecimento e capacidade de distribuição, e onde seja possível negociar catálogos e não apenas livros individuais”, explicou o brasileiro radicado na Suécia.

Carlo demonstra um carinho especial pela estratégia global de sua nova empresa. “Um dos lemas da Word Audio é este: ‘Queremos ser parte do mundo’. E isso não seria possível sem atuar no Brasil.”

[10/09/2019 12:00:00]