
A ideia é melhorar o desempenho e a eficiência: varejistas, por meio de um sistema simples, podem acessar todos os editores mais relevantes para o seu negócio, enquanto os editores terão a sua relação simplificada com estes players. Pela Pubnet, varejistas e editores podem acompanhar as encomendas, as confirmações de pedidos, o aviso de remessa e até a emissão da fatura. A aposta é que a automação do envio e do recebimento desses processos pode reduzir os custos e o tempo gasto com digitação de informações e com trocas de e-mails.
O sistema foi desenvolvido nos EUA há mais de 30 anos e hoje é líder na América do Norte, registrando nos EUA e no Canadá mais de 10 milhões de transações por ano. Serviços semelhantes já são usados por outras indústrias como a farmacêutica, automobilística, supermercados etc.
Durante a Bienal do Livro do Rio, a Metabooks apresentou o serviço aos brasileiros. Editoras - independentemente se já fazem ou não parte do catálogo da Metabooks - já podem aderir à Pubnet mediante uma taxa anual baseada no uso. Para os varejistas, há uma taxa de instalação e estão livres de anualidades.
100 mil
Além de apresentar a Pubnet aos editores e livreiros, a Metabooks celebrou um marco importante na sua operação no Brasil. Alcançou os 100 mil títulos ativos de mais de 500 editoras e selos. Das 30 maiores editoras que aparecem no ranking da Nielsen, 28 já adeririam à plataforma. Com isso, a plataforma estima responder por cerca de 75% das vendas de livros no varejo brasileiro.