Metabooks lança serviço que organiza processos entre editoras e varejistas
PublishNews, Redação, 03/09/2019
Pubnet deve integrar as mais de 500 editoras e selos presentes na plataforma aos principais varejistas e distribuidoras brasileiras, dos EUA e do Canadá

Ronald Schild veio ao Brasil para lançar a Pubnet, plataforma que promete simplificar a relação entre livreiros e editores | Ricardo Costa
Ronald Schild veio ao Brasil para lançar a Pubnet, plataforma que promete simplificar a relação entre livreiros e editores | Ricardo Costa
Em 2017, a MVB, empresa irmã da Feira do Livro de Frankfurt e sócia – com a Câmara Brasileira do Livro (CBL) – da Metabooks no Brasil, comprou da Nielsen a Pubnet, serviço que organiza os processos entre editoras e varejistas de livros. Por meio de um protocolo de troca eletrônica de dados (EDI, do inglês eletronic data interchange), a Pubnet permite que varejistas façam seus pedidos e que eles sejam encaminhados, dentro de padrões globais, aos editores.

A ideia é melhorar o desempenho e a eficiência: varejistas, por meio de um sistema simples, podem acessar todos os editores mais relevantes para o seu negócio, enquanto os editores terão a sua relação simplificada com estes players. Pela Pubnet, varejistas e editores podem acompanhar as encomendas, as confirmações de pedidos, o aviso de remessa e até a emissão da fatura. A aposta é que a automação do envio e do recebimento desses processos pode reduzir os custos e o tempo gasto com digitação de informações e com trocas de e-mails.

O sistema foi desenvolvido nos EUA há mais de 30 anos e hoje é líder na América do Norte, registrando nos EUA e no Canadá mais de 10 milhões de transações por ano. Serviços semelhantes já são usados por outras indústrias como a farmacêutica, automobilística, supermercados etc.

Durante a Bienal do Livro do Rio, a Metabooks apresentou o serviço aos brasileiros. Editoras - independentemente se já fazem ou não parte do catálogo da Metabooks - já podem aderir à Pubnet mediante uma taxa anual baseada no uso. Para os varejistas, há uma taxa de instalação e estão livres de anualidades.

100 mil

Além de apresentar a Pubnet aos editores e livreiros, a Metabooks celebrou um marco importante na sua operação no Brasil. Alcançou os 100 mil títulos ativos de mais de 500 editoras e selos. Das 30 maiores editoras que aparecem no ranking da Nielsen, 28 já adeririam à plataforma. Com isso, a plataforma estima responder por cerca de 75% das vendas de livros no varejo brasileiro.

[03/09/2019 09:00:00]