![Ricardo Costa | © Katrin Friedl Ricardo Costa | © Katrin Friedl](https://www.publishnews.com.br/estaticos/uploads/2024/05/IE2R6V12fo5OwCFj88uaSyNkB0umPXgmNdFgibWDAccmCZ3tOiFoEGKRV5u8UaWZqyx1VPQZ1c1605Tq.jpg)
Após o estabelecimento da Metabooks, banco de metadados, no Brasil e no México, o provedor alemão de tecnologia e informações está estrategicamente realinhando suas atividades operacionais.
Ronald Schild, CEO da MVB, explica: "Concluímos em grande parte a fase de construção no Brasil. Para expandir ainda mais nossas ofertas, contamos com responsabilidades interdepartamentais nas equipes latino-americanas. Dessa forma, podemos tornar o gerenciamento de dados e o atendimento ao cliente ainda mais eficientes e criar as melhores condições para o lançamento bem-sucedido de serviços adicionais da MVB, como o Pubnet. Estamos muito felizes que Ricardo Costa assuma essa importante tarefa. Com sua vasta experiência, excelente expertise e grande rede de contatos, ele é a pessoa certa para esse projeto que cruza fronteiras de países."
Ricardo Costa iniciou no mercado do livro há 25 anos, como diretor editorial e de marketing. Ele também prestou consultoria em negócios para planejamento e desenvolvimento de editoras. Costa também foi sócio-diretor do PublishNews por mais de seis anos.
![](https://www.publishnews.com.br/estaticos/uploads/2024/05/fdaVNuC688fu3jMBAooQfX3Urqk0wAN2Wf7kVQobfK11aTLQhlpqXn7yicW22C5RrhnJfKGtNdl2v7mO.jpg)
"Estou muito animado com esta expansão das minhas responsabilidades na MVB. Nosso know-how é buscado além das fronteiras linguísticas e nacionais, e há um grande interesse em nossas soluções para processos eficientes de metadados e de pedidos, também em nossos países vizinhos. Com nossa nova equipe internacional, podemos apoiar ainda melhor as livrarias e editoras em seu trabalho diário", explica Ricardo.
No âmbito da reestruturação, Adriana Ortega e Farid López decidiram deixar a MVB. "Agradecemos a Adriana e Farid por seu alto comprometimento, que aumentou significativamente a conscientização sobre o efeito promocional dos metadados no mercado editorial mexicano. Juntamente com a equipe, eles estabeleceram as bases para que possamos continuar profissionalizando e expandindo nossa oferta na América do Sul. Para o futuro, desejo à Adriana e Farid o melhor tanto profissional quanto pessoalmente”, destaca Ronald.