Publicidade
Ricardo Costa assume a liderança geral da MVB para a América Latina
PublishNews, Redação, 09/05/2024
Com a mudança, o provedor de tecnologia e informações atenderá os dois mercados de livros com uma equipe multinacional para padronizar e expandir as ofertas no longo prazo

Ricardo Costa | © Katrin Friedl
Ricardo Costa | © Katrin Friedl
A MVB, empresa provedora de tecnologia e informação, anunciou que a partir de agora os negócios da MVB em São Paulo e na Cidade do México serão liderados por Ricardo Costa, em uma unificação de liderança e de pessoal.

Após o estabelecimento da Metabooks, banco de metadados, no Brasil e no México, o provedor alemão de tecnologia e informações está estrategicamente realinhando suas atividades operacionais.

Ronald Schild, CEO da MVB, explica: "Concluímos em grande parte a fase de construção no Brasil. Para expandir ainda mais nossas ofertas, contamos com responsabilidades interdepartamentais nas equipes latino-americanas. Dessa forma, podemos tornar o gerenciamento de dados e o atendimento ao cliente ainda mais eficientes e criar as melhores condições para o lançamento bem-sucedido de serviços adicionais da MVB, como o Pubnet. Estamos muito felizes que Ricardo Costa assuma essa importante tarefa. Com sua vasta experiência, excelente expertise e grande rede de contatos, ele é a pessoa certa para esse projeto que cruza fronteiras de países."

Ricardo Costa iniciou no mercado do livro há 25 anos, como diretor editorial e de marketing. Ele também prestou consultoria em negócios para planejamento e desenvolvimento de editoras. Costa também foi sócio-diretor do PublishNews por mais de seis anos.

Em 2013, iniciou seu trabalho como Representante da Feira do Livro de Frankfurt para a América do Sul. Em seguida, iniciou o projeto da MVB Brasil. Ricardo é formado em Análise de sistemas e tem especialização em publishing. Ele iniciou sua vida profissional no mundo do entretenimento como Gerente de produto na HBO Brasil.

"Estou muito animado com esta expansão das minhas responsabilidades na MVB. Nosso know-how é buscado além das fronteiras linguísticas e nacionais, e há um grande interesse em nossas soluções para processos eficientes de metadados e de pedidos, também em nossos países vizinhos. Com nossa nova equipe internacional, podemos apoiar ainda melhor as livrarias e editoras em seu trabalho diário", explica Ricardo.

No âmbito da reestruturação, Adriana Ortega e Farid López decidiram deixar a MVB. "Agradecemos a Adriana e Farid por seu alto comprometimento, que aumentou significativamente a conscientização sobre o efeito promocional dos metadados no mercado editorial mexicano. Juntamente com a equipe, eles estabeleceram as bases para que possamos continuar profissionalizando e expandindo nossa oferta na América do Sul. Para o futuro, desejo à Adriana e Farid o melhor tanto profissional quanto pessoalmente”, destaca Ronald.

[09/05/2024 08:00:00]
Matérias relacionadas
Em novo artigo, Jaime Mendes volta no tempo e discorre sobre a importância – e evolução – dos metadados no mercado do livro
Durante a Feira de Frankfurt, Luiz Gaspar e Mariana Bueno, da Nielsen e Ronald Schild e Ricardo Costa, da MVB apresentaram novo relatório sobre o impacto dos metadados estandardizados na venda de livros
Criadora e coordenadora do Centro de Dados e Estratégia do Grupo Companhia das Letras, Raissa viajará para Frankfurt com as despesas de passagem e hospedagem pagas; anúncio foi feito durante o Rio International Publishers Summit nesta quarta
Leia também
Nova editora do Grupo Elo Editorial é voltada para a educação e conta com pautas com alta demanda no mercado atualmente, como a diversidade
Atuação é no Rio de Janeiro e é preciso ter experiência comprovada na área
Listas divulgadas agora pelo PublishNews apontam quais editoras se posicionam melhor quando o assunto é faturamento por ISBN vendido