Publicidade
Publicidade
Um clube para fãs de livros
PublishNews, Redação, 05/08/2019
O podcast do PublishNews desta semana recebeu o curioso Marcelo Duarte, editor da Panda Books, autor da série 'O Guia dos Curiosos', e curador do Bux Club, novo clube de assinatura de livros

O podcast do PublishNews desta semana recebeu o curioso Marcelo Duarte, editor da Panda Books, autor da série O Guia dos Curiosos, e curador do Bux Club, novo clube de assinatura de livros.

Na nossa conversa - que também contou com a participação do nosso colunista, o Gustavo Martins de Almeida - Marcelo contou como surgiu a ideia de criar o clube e sobre o novo conceito de ser um fã-clube de leitores.

“Eu e mais duas sócias percebemos que o mercado de clube de leitura está crescendo demais, mas da mesma maneira que cresce, quando você entra depois que todo mundo já fez, você precisa apresentar algo novo e o que a gente percebeu é que os clubes que fazem sucesso investiram muito na curadoria [...] e a gente percebeu que a ideia de fazer cada mês um curador diferente podia não agradar 100%, você pode gostar muito do curador desse mês e não se identificar com o curador do mês seguinte e ai que nós enxergamos uma oportunidade que era um clube de leitura em que você escolhe o curador, não que o clube escolhe para você”, explicou. A partir dessa ideia, o Bux procurou 18 pessoas que gostam de ler e que possuem uma boa relação com a leitura para cuidar dessa curadoria.

Marcelo fez questão de explicar também que o clube ainda está no começo e a ideia inicial é fazer o leitor entender como clube funciona. “A pessoa tem que entender que ela vai receber uma caixa com um livro surpresa escolhido pelo curador, uma sobrecapa com a identificação do clube de leitura, um encarte que é o curador explicando porque escolheu o livro e dando dicas de como ler o livro e memo, uma mistura de mimo e memorabilia”.

Os planos do clube para os próximos meses e as estratégias para se sobressair neste mercado também fizeram parte da conversa. “Não quero ser a TAG, não quero ser a Leiturinha, eu quero ser o Bux Club, se eu pensasse desse jeito eu jamais entraria nesse negócio. [...] Se nós tivermos - e isso foi combinado com cada curador - um assinante em cada clube, nós vamos entregar o livro para esse um assinante. O nosso conceito é totalmente diferente", contou.

O podcast teve ainda o giro de notícias em um novo modelo e os mais vendidos do PN e da Auti Books.

Além da Auti Books, o Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro, e do #coisadelivreiro, consultoria em marketing e inteligência de negócios para o mercado editorial. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunesGoogle Podcasts e Overcast.

Mais vendidos Auti Books:

1. Mindset (Objetiva), de Carol S. Dweck

2. O poder do hábito (Objetiva), de Charles Dwigg

3. Os Segredos da mente milionária (sextante), de T. Harv Ecker

4. Breves respostas para grandes questões (Intrínseca), de Stephen Hawking

5. Rápido e devagar (Objetiva), de Daniel Kahneman

6. A sutil arte de ligar o foda-se (Intrínseca), de Mark Manson

7. Sonho grande (Primeira Pessoa), de Cristiane Correa

8. A coragem de ser imperfeito (Sextante), de Brené Brown

9. Casais inteligentes enriquecem juntos (Sextante), de Gustavo Cerbasi

10. Homo Deus (Companhia das Letras), de Yuval Noah Harari

Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade
Leia também
O podcast volta ao 4º Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos em uma das mesas mais relevantes do evento, sobre Tendências de Marketing
Entrevistamos a fundadora do evento Luciana Falcon, o editor Guilherme Kroll, o quadrinista Carlos Ruas e a curadora Mitie Taketani
Neste episódio, Gustavo Lembert (TAG) e Cassiano Elek Machado (Record) comentam as trajetórias dos seus clubes e o que aprenderam com as experiências
Programa foi gravado ao vivo no 4º Encontro de Editores Livreiros, Distribuidores e Gráficos​, no Guarujá (SP)
Laura Capelhuchnik mediou mesa sobre experiências e desafios no mundo dos podcasts que usam a literatura como matéria-prima
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
​A menina que acreditou que o mundo não poderia ser dela reflete sobre os limites impostos pelas vozes externas e a descoberta da própria força interior
Sâmara Lígia explora o universo lúdico e colorido repleto de seres mágicos e encantamentos cotidianos
​Mais do que uma simples fábula, obra é um convite para crianças e adultos refletirem sobre resiliência, empatia e a força de acreditar nos próprios sonhos​
Espaço publieditorial do PublishNews apresenta quatro novidades da literatura infantojuvenil
'Cirandei' é uma obra que transforma a poesia em brincadeira e nos convida a um passeio pelo universo lúdico da infância
Não pode haver intelectuais se não há leitores.
Jürgen Habermas
Filósofo alemão

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar