Editor tipo exportação
PublishNews, Redação, 25/07/2019
Silvia Naschenveng, da Mundaréu, está no Invitation Programme de Frankfurt; Gisela Pinto Zincone, da Gryphus, e Nathan Magalhães, da Moinhos, estão no fellowship da Feira de Editores de Buenos Aires

Gisela Pinto Zincone (Gryphus), Nathan Magalhães (Moinhos) e Silvia Naschenveng (Mundaréu)
Gisela Pinto Zincone (Gryphus), Nathan Magalhães (Moinhos) e Silvia Naschenveng (Mundaréu)

A indústria editorial é, por sua própria natureza, uma indústria global. Portanto, autores, livros, textos e editores circulam muito entre as fronteiras. Recentemente, o PublishNews noticiou que o tradutor Petê Rissatti e a editora Lívia Vianna (Record) foram selecionados para programas da Feira do Livro de Frankfurt (16 a 20/10). Faltou dizer que a editora Silvia Naschenveng também foi selecionada para o Invitation Programme, que tem por premissa garantir o acesso de editores independentes vindos de regiões periféricas em relação à Europa e EUA à maior feita de negócios do livro no mundo. Silvia é editora da Mundaréu, editora lançada em 2014 que se especializou na publicação de autores de ficção literária vindos da América Latina e da Europa. A casa já tem publicadas obras de nomes como Heinrich Mann, Joseph Roth, Stefan Zweig, Miguel Ángel Asturias, Mario Benedetti e Elena Poniatowska. Como parte do Invitation Programme, a Mundaréu garantiu um estande que será localizado no Hall 5.1 (mesmo onde estará instalado o estande coletivo do Brasil).

Mas não é só de Frankfurt que vive a nossa indústria. A Feira de Editores de Buenos Aires (2 a 4 de agosto) anunciou recentemente os nomes que vão compor o seu programa de fellowship e tem dois brasileiros entre eles: Nathan Magalhães (Moinhos) e Gisela Pinto Zincone (Gryphus). O programa inclui a visita a livrarias e reuniões com editores, tradutores, jornalistas e autores.

Por falar na Feira de Editores, um dos destaques da programação cultural do evento portenho será a participação do escritor brasileiro Ferréz. Ele participa, ao lado de Lucía Tennina, professora de Literatura Brasileira da Universidade de Buenos Aires, de um bate-papo no sábado (3), a partir das 19h30.

[25/07/2019 09:00:00]