O menino prodígio ataca novamente
PublishNews, Leonardo Neto, 11/07/2019
Livro de Raphael Montes lidera lista que apura os autores nacionais mais vendidos em livrarias, supermercado e lojas de autoatendimento de todo o Brasil

Raphael Montes lidera Lista Nielsen PublishNews de maio | Victor Pratavieira
Raphael Montes lidera Lista Nielsen PublishNews de maio | Victor Pratavieira
No PublishNews, Raphael Montes é frequentemente chamado de “menino prodígio”. Aos 20 anos, publicou seu primeiro livro – Suicidas – um suspense policial que abocanhou o Prêmio Benvirá em 2010. De lá para cá foram sucessos atrás de sucessos. Dias perfeitos (Companhia das Letras), de 2014, teve os direitos de publicação vendidos para 22 territórios e recebeu elogiosos comentários de autores internacionais. Houve até quem o comparasse com os irmãos Coen e com Stephen King. Agora, aos 28 anos, ele lançou Uma mulher no escuro (Companhia das Letras) que estreou em primeiro lugar na categoria Ficção da Lista Nielsen PublishNews, aquela que mostra os livros de autores nacionais mais vendidos em livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento em todo o Brasil.

Se o ouro da Ficção ficou com Uma mulher no escuro, a prata ficou com O homem mais inteligente da história (Sextante), de Augusto Cury, e o bronze com Senhora do Sol (Sextante), de Pedro Siqueira.

Ainda falando da lista de Ficção, os velhos e bons medalhões da literatura brasileira estão presentes. Clarice Lispector aparece em duas posições: com A hora da estrela (Rocco), em quarto lugar, e Todos os contos (Rocco), em 17º. Graciliano Ramos também emplacou dois: Angústia (Record), em sétimo, e Vidas secas (Record), em 12º. Grande sertão: veredas (Companhia das Letras), de João Guimarães Rosa, aparece em 8º. Ainda tem os infantojuvenis: O menino maluquinho (Melhoramentos), do Ziraldo, apareceu em sexto; Chapeuzinho amarelo (José Olympio), de Chico Buarque, em nono, e O meu pé de laranja lima (Melhoramentos) de José Mauro de Vasconcelos, em 11º.

The category is “Eu sou a capa”

Em Não Ficção, o destaque são os livros que trazem seus autores na capa. Dos 20 títulos que aparecem na lista, em 10 estão nessa categoria, incluindo os dois primeiros lugares que ficaram com Brincando com Luccas Neto (Pixel / Ediouro) e Do mil ao milhão (HarperCollins), de Thiago Nigro, respectivamente. Seja foda! (Buzz), de Caio Carneiro (sem foto na capa), ficou em terceiro.

Ainda falando em Não Ficção, a lista trouxe três novidades: Pique-esconde com Luccas Neto (Pixel / Ediouro); A riqueza da vida simples (Sextante), de Gustavo Cerbasi, e Sobre o autoritarismo brasileiro (Companhia das Letras), de Lilia Moritz Schwarcz.

A Sextante lidera o Ranking das Editoras, com cinco títulos. Com quatro títulos, a Ediouro, o Grupo Editorial Record e a Planeta compartilharam a prata e o bronze ficou com a Buzz, que colocou três títulos na lista.

[11/07/2019 08:00:00]