Um bate-papo com Fernanda Dantas, gerente de relações internacionais da CBL
PublishNews, Talita Facchini, 13/05/2019
No Podcast do PublishNews desta semana, Fernanda falou sobre como funciona o projeto do Brazilian Publishers, as viagens com os editores brasileiros e os próximos planos

No podcast desta semana recebemos na redação Fernanda Dantas, gerente de relações internacionais na Câmara Brasileira do Livro (CBL). Fernanda explicou como funciona seu trabalho dentro da CBL, o que é, exatamente, o Brazilian Publishers, como funciona as missões dos editores brasileiros que participam das feiras internacionais e até como funciona cada uma dessas feiras.

A ideia principal do BP é ajudar os editores brasileiros a divulgarem seus livros internacionalmente e a comprar novas obras e, por enquanto, esse ano superou as expectativas. “Sempre fazemos uma estimativa com base no ano anterior, esse ano, com toda a situação que a gente está vivendo, não fizemos uma estimativa muito otimista, fomos mais cautelosos, mas no cenário internacional o movimento foi o contrário, todos os eventos que participamos, com exceção a Buenos Aires, foram muito bons”, explicou Fernanda, dando como exemplo a Feira de Bolonha. “Superou todas as nossas expectativas, esse ano teve um movimento enorme, estava muito cheia com pessoas realmente interessadas”.

Dantas adiantou também que a CBL pretende fazer todos os anos uma jornada profissional. “Queremos manter isso e trazer cada vez mais editoras de fora para cá, para fazer negócios aqui, porque elas gostam muito de vir e é muito diferente quando elas conhecem o país. Então temos a ideia de fazer no segundo semestre também uns dias de rodadas profissionais com palestras e com uma rodada de negócios, mas queremos transformar isso num evento anual", contou.

Outras curiosidades como os modelos de negócios de cada feira, os maiores interesses dos editores de fora, como funciona o processo de inscrição para as viagens internacionais e os próximos planos do BP também foram abordados por Fernanda.

Nas notícias da semana, nossa equipe falou sobre o faturamento da Saraiva no mês de março, o resultado do Painel das Vendas de Livros do último mês, o novo sistema digital da Bookwire e o fechamento de mais uma livraria no Centro do Rio, a Arlequim.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro, e do #coisadelivreiro, consultoria em marketing e inteligência de negócios para o mercado editorial. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts e Overcast.


Indicações

Martha Medeiros O meu melhor

Show de dragqueens

Vegg's Restaurante Vegetariano e Vegano

This is us

[13/05/2019 08:00:00]