É em mar turbulento que se avaliam os bons timoneiros
PublishNews, Redação, 23/04/2019
Conheça os cinco finalistas do Prêmio PublishNews de Profissional de Marketing e de Vendas do Ano

Quem vive de vender livros e chegou inteiro ao fim de 2018 é, sem dúvida, um herói. Mas há aqueles que, apesar de todas as turbulências, conseguiram se sobressair, encontrar caminhos na tormenta e melhorar seus resultados. Alguns desses criaram coragem e se candidataram ao Profissional de Marketing e Vendas do Ano do Prêmio PublishNews. Depois de analisar os mais diversos perfis, escolhemos os cinco finalistas que concorrem ao troféu. São eles (em ordem alfabética): Beth Vilela (L&PM), Daniela Kfuri (HarperCollins), Denis Barros (Astral Cultural), Luciana Borges (Companhia das Letras) e Rackel Accetti (Pensamento).

Agora, os cinco nomes serão submetidos a um júri composto por representantes das 13 livrarias que compõem a Lista de Mais Vendidos do PublishNews e o grande vencedor será conhecido na cerimônia de premiação que acontece no próximo dia 30, no Goethe-Institut São Paulo (Rua Lisboa, 974 – Pinheiros).

Conheça a trajetória dos finalistas

Beth Vilela é gerente comercial da L&PM. Na sua candidatura, ela se perguntou “como se constrói um best-seller?”. E, a partir disso, revelou detalhes de como conseguiu ajudar a editora a fazer de Sapiens – Uma breve história da humanidade liderar a Lista de Não Ficção por dois anos seguidos. “Não existe fórmula mágica. Precisamos de um bom livro e muito (muito!) trabalho”. Ela conta que o trabalho de convencimento junto aos livreiros foi forte desde o começo e permanece ainda hoje. “Precisávamos convencer o cliente de que Sapiens merece um tratamento especial, com abastecimentos consistentes e destaques na exposição: um trabalho nada fácil se pensarmos na grande quantidade de bons lançamentos que chegam às livrarias diariamente”, descreveu. O resultado está aí. Pela apuração do PublishNews, foram mais de 276 mil exemplares vendidos nos últimos dois anos, sendo mais de 140 mil só no ano passado, quando o título finalizou o ano na sexta posição da Lista Geral Anual.

Depois de uma carreira construída na área de marketing, Daniela Kfuri assumiu, em 2017, também a área de vendas da HarperCollins Brasil. De lá para cá, reestruturou o departamento de vendas, redefiniu as políticas e os processos comerciais da casa, investiu na gestão do backlist e das reimpressões, criou novas frentes de vendas e apostou na sinergia entre vendas e marketing. Como resultado, a empresa registrou aumento de 15% no seu faturamento no ano passado e a profissional recebeu o prêmio Best Marketing Campain dado pela própria HarperCollins pela campanha de relançamento do clássico O assassinato no Expresso Oriente, que ajudou a alavancar em mais de 900% as vendas de Agatha Christie no Brasil. A sua candidatura recebeu o apoio de suas colegas de HarperCollins: Leonora Monnerat (diretora geral), Raquel Cozer (diretora editorial), Allyne Ramiro (gerente financeira) e Marciza Britto (executiva de contas) e ainda de Ricardo Costa (Metabooks), Daniel Lameira (Antofagica) e Silvia Polazetto (Buzz).

Quem endossou a candidatura de Denis Barros, gerente comercial da Astral Cultural, foi Marcelo Pelegia, que também foi finalista da primeira edição do Prêmio PublishNews, em 2017. Ele diz que a chegada de Denis à Astral Cultural foi um marco na breve história da empresa que nasceu há quatro anos. “Um projeto embrionário necessita de pessoas que não tenham medo de enfrentar o mercado. Denis acumula um excelente relacionamento com compradores, livreiros e colegas de trabalho”, disse na candidatura. Em 2018, a empresa, com a ajuda de Denis, viveu um crescimento de 32% sobre o apurado em 2017. Isso se refletiu nas Listas do PublishNews. Na lista tradicional, a editora saltou de 13ª posição, em 2017, para a 9ª, no ano passado. Em Infantojuvenil, ela ficou em segundo lugar. Já na Lista Nielsen PublishNews, aquela que apura só os autores nacionais mais vendidos, a editora conquistou o topo da lista de Ficção em seis dos 12 meses de 2018.

Em sua candidatura, Luciana Borges, diretora comercial da Companhia das Letras disse que a palavra de ordem em 2018 foi criatividade. “Essa ‘chacoalhada’ veio para nos fazer mudar a rota e pensar em alternativas”, disse fazendo referência à crise das duas maiores varejistas de livros do país. Sob seu comando o grupo criou um departamento de novos negócios; levantou novos eventos; ampliou as vendas diretas em feiras; espalhou livrarias montadas sobre duas rodas por São Paulo e Curitiba e criou políticas mais rígidas na questão dos descontos. Como resultado ganhou rentabilidade e marketshare segundo dados da GfK e Nielsen, fechando o ano passado como a editora líder em faturamento no mercado brasileiro. A candidatura de Luciana recebeu uma infinidade de apoiadores, dentre eles, Luiz Schwarcz que disse que a finalista equilibra “atividade criativa com empenho especial” e que, "no ano que se passou, de enormes dificuldades e desafios para todas as editoras, Luciana soube abrir frentes e acompanhar as dificuldades dos nossos clientes com apoio estratégico e logístico”. A candidatura de Luciana foi endossada ainda por Matinas Suzuki Jr (Companhia das Letras), Isa Pessôa (Tordesilhas), Jiro Takahashi, Jorge Carneiro (Ediouro), Julia Moritz Schwarcz, Monica Marques Peçanha (Travessa), Roberto Feith, Sergio Windholz, Soraia Reis (Companhia Editora Nacional), Renato Bastos Jr. (RBA) e Leonardo Ferreira (SoSimple).

Rackel Accetti começou sua carreira como estagiária da Moderna, em 2002. Há cinco anos, depois de passar por casas como Aleph e SM, assumiu a área comercial do Grupo Pensamento. Sob seu comando, a casa centenária assumiu as contas das grandes redes, antes delegadas a distribuidores. Para isso, teve que reestruturar a área logística da empresa e se reposicionar frente a varejistas de pequeno e médio porte. Sob seu comando, a empresa estabeleceu pré-vendas mais agressivas e ampliou a participação em feiras e eventos. Querendo se aproximar de um dos públicos-alvo da empresa - os leitores de livros esotéricos – criou, em 2018, a Feira Mística da Pensamento, que chegará a sua terceira edição agora em maio. A empresa registrou, no ano passado, crescimento de 16% em relação a 2017. A candidatura de Rackel teve o apoio de Marcus Teles (Leitura), Elga Pedri (Curitiba), Carolina Riedel (diretora da Pensamento), Adilson Ramachandra (editor da Pensamento), Juliano Fontoura (Cameron) e Edmilson Duran (Alfabeto).

A cerimônia de premiação é aberta e gratuita, mas é necessário fazer uma inscrição prévia. Antes da premiação, haverá o tradicional Happy Hour do PublishNews.

[23/04/2019 10:44:00]