Do horror da guerra para a lista dos mais vendidos
PublishNews, Leonardo Neto, 05/04/2019
Livro de Edith Eva Eger, ‘A bailarina de Auschwitz’, estreia na Lista dos Mais Vendidos dessa semana

Hoje, aos 92 anos, Edith Eva Eger dedica a sua vida a tratar veteranos de guerra e vítimas de trauma físico e emocional | © Divulgação
Hoje, aos 92 anos, Edith Eva Eger dedica a sua vida a tratar veteranos de guerra e vítimas de trauma físico e emocional | © Divulgação
Em 1944, quando tinha 16 anos, a bailarina e ginasta Edith Eva Eger viveu uma realidade que não podia existir nem no pior dos seus pesadelos. Junto com a sua família, foi enviada pelo exército alemão, sob o comando do partido nazista, para o campo de concentração de Auschwitz. Lá, ela perdeu os pais, mortos na câmara de gás, mas foi salva pelos soldados americanos em uma pilha de corpos dados como mortos. As marcas desse triste episódio se fixaram em sua alma e, ao longo de sua vida, sofreu com diversos sintomas de estresse pós-traumático. Aos 50 anos, começou um longo processo de cura. Hoje, aos 92 anos, morando na Califórnia (EUA) e doutora em psicologia, dedica a sua vida a tratar veteranos de guerra e vítimas de trauma físico e emocional. Seu livro, A bailarina de Auschwitz (Sextante) estreou essa semana na Lista dos Mais Vendidos do PublishNews, ocupando a posição de número 17 da categoria Não Ficção. Foram 435 cópias vendidas.

E o livro de Edith não está sozinho. A semana marcou a estreia de outros cinco livros na lista. Em Autoajuda, entrou mais um livro da franquia bem-sucedida de O milagre da manhã (BestSeller / Record). Foi O milagre da manhã para se tornar um milionário, com 695 cópias vendidas, número suficiente para colocar o título na posição de número 13 da categoria. Novidade também em Negócios, na qual o mesmo selo BestSeller pontuou com Não negocie com a preguiça, de Alê Prates, fundador do Instituto de Coaching Aplicado. O livro apareceu na 14ª posição da categoria, com 470 cópias vendidas.

Infantojuvenil foi a lista que mais trouxe novidades. Em 13º lugar, apareceu a edição comemorativa do arrasa-quarteirão Diário de um banana (VR). A edição limitada, enumerada e impressa em papel especial teve 389 exemplares vendidos, o que o colocou na posição de número 13 da categoria. A lista trouxe ainda dois títulos da série Gravity Falls (Universo dos Livros): Lendas perdidas ficou em 18º lugar, com 322, e O guia de mistério e diversão do Dipper e da Mabel, em 19º, com 309.

Na comparação com a semana passada, os números gerais da lista caíram 8%. A queda foi especialmente sentida na categoria Autoajuda (-19%), de onde, paradoxalmente, saiu o líder do Ranking Geral, que voltou a ser A sutil arte de ligar o foda-se (Intrínseca), que receberá o troféu de Livro do Ano do Prêmio PublishNews no próximo dia 30. Nessa semana foram mais 7.742 pra conta do best-seller de Mark Mason. O segundo lugar ficou com O milagre da manhã, com 6.629 e o terceiro com O poder oculto (Petra / Ediouro), que na semana passada encabeçou o ranking. Nessa semana, o livro do padre Reginaldo Manzotti teve 5.904 exemplares vendidos.

O Ranking das Editoras segue liderado pela Sextante, que também receberá o troféu de Editora do Ano do Prêmio PublishNews no próximo dia 30. Foram 19 títulos emplacados ao longo dessa semana. A prata da semana ficou dividida entre o Grupo Companhia das Letras e a Intrínseca, com 11 títulos cada. O bronze foi para as mãos do Grupo Editorial Record e da Planeta. Cada um emplacou sete títulos.

[05/04/2019 11:00:00]