'Só não pode chorar o leite derramado', diz Ivo Camargo sobre recuperação de Cultura e Saraiva
PublishNews, Redação, 25/03/2019
'O pai da consignação' participou, ao lado de suas filhas Carol e Talita, do Podcast do PublishNews. Eles falaram sobre a situação atual do mercado e mostraram o que a família tem feito para driblar a crise.

O Podcast do PublishNews dessa semana recebeu uma família de livreiros. Com 43 anos de história no livro, Ivo Camargo incentivou as filhas - Carol e Talita - a seguirem seus passos. O resultado é a atuação dos Camargo em três elos da cadeia. Eles são representantes comerciais, distribuidores (2Books) e gestores da Livraria do Comendador, recentemente aberta em São Paulo. Ivo é um apaixonado pelos livros. “Se tiver que abrir mais 10 livrarias e eu tiver grana para isso, eu vou abrir”, disse.

Na conversa, como não poderia deixar de ser, eles deram seus pitacos sobre a crise que afeta o varejo do livro no País, em especial Cultura e Saraiva. Ivo deu uma opinião franca sobre os pedidos de recuperação judicial das duas redes. "Eu tenho maior xodó por essas duas empresas. [Mas], infelizmente, 1% das empresas que entram em RJ no Brasil conseguem sair. Vai ser muito difícil as duas saírem. Por isso eu acho que a gente tem que começar a ir atrás dos pontos [de vendas]. Todas as pesquisas mostram que o número de leitores não caiu, pelo contrário. Nós estamos vendo que está aumentando. Temos carência dos pontos de venda. É aí que a gente tem que ir atrás disso e abrir mais. O livro não vai acabar, o movimento não vai cair. Só não pode chorar o leite derramado", disse.

Nesse momento de crise, muito tem se falado sobre a consignação, o modelo de negócios que movimenta as engrenagens da indústria. O "pai da consignação", como Ivo é conhecido no meio, defendeu o sistema e disse que o que falta é gerenciamento.

Já Carol e Talita contaram um pouco dos bastidores da Livraria do Comendador (Rua da Pamplona, 145 - São Paulo / SP), a difícil tarefa de reconhecer e estudar seu público-alvo e de onde veio a inspiração para se juntar livros, cavalos e cafés. Aliás, os equinos renderam bons minutos de conversa no podcast, justamente por ser algo diferente de se ver e conter várias curiosidades, como por exemplo, a dificuldade de se achar livros sobre o tema.

Os convidados da semana ainda participaram do nosso giro de notícias e das nossas sugestões da semana.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro, e do #coisadelivreiro, consultoria em marketing e inteligência de negócios para o mercado editorial.

Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts e Overcast.

[25/03/2019 10:00:00]