Prêmio IPL anuncia seus vencedores de 2018
PublishNews, Redação, 11/12/2018
Foram entregues 12 troféus para projetos de seis estados diferentes. Entre os ganhadores estão a revista Quatro Cinco Um, a Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura, o Flipoços e Leituras na Praça

Finalistas e vencedores do Prêmio IPL - Retratos da Leitura | © Divulgação
Finalistas e vencedores do Prêmio IPL - Retratos da Leitura | © Divulgação

Em cerimônia realizada na noite desta segunda-feira (10), em São Paulo, o Instituto Pró-Livro (IPL) anunciou os 12 vencedores do Prêmio IPL – Retratos da Leitura. Foram reconhecidos projetos de incentivo e fomento à leitura de seis estados diferentes: Ceará, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e São Paulo. No seu discurso, Luís Antonio Torelli, presidente da entidade, comemorou o crescimento da Plataforma Pró-Livro, lançada em 2017 para reunir projetos do gênero e que serve de base para a seleção dos candidatos ao prêmio. “A Plataforma Pró-Livro hoje já tem mais de 600 projetos cadastrados e, o intercâmbio entre as entidades com suas iniciativas tem cada vez mais se fortalecido. Há muito o que fazer, mas precisamos celebrar as conquistas. Certamente os prêmios entregues hoje trarão muito mais prestígio aos vencedores e torcemos para que conquistem o leitor brasileiro”, disse em seu discurso.

O prêmio é dividido em quatro categorias: Bibliotecas, Cadeia Produtiva, Mídia e Organizações Sociais Civis. Em cada uma delas foram selecionados dez finalistas dentre os quais, foram reconhecidos três projetos ganhadores. Os premiados na categoria Bibliotecas desta terceira edição foram: a Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura (SP), mantida pelo Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário Queiróz Filho (IBEAC); o projeto Parnamirim, um Rio que Flui para o Mar da Leitura (RN), organizado pela Biblioteca Pública Municipal Rômulo Wanderley e a Rede Baixada Literária (RJ), da Associação Comitê Ponto Chic (ACOPC). Em Cadeia Produtiva, os três ganhadores foram a Caravana Teatral do Livro em Cena (PR), do Pró-Arte Movimento; o Festival Literário de Poços de Caldas (MG), realizado pela GSC Eventos Especiais e o Programa Myra - Juntos pela Leitura (SP), mantido pela Fundação SM Brasil.

Na categoria Mídia, os ganhadores foram o Jornal Joca (SP), a revista Quatro Cinco Um (SP) e o projeto Vá ler um Livro (SP). Em Organizações Sociais Civis, os vencedores foram o Clube de Leitura Quilombo Mirim (SP), do Núcleo de Jovens Políticos e os projetos Leituras na Praça (CE), mantido pelo Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Federal do Ceará e Piracaia na Leitura (SP), do Instituto Cultura Etc.

Foram concedidas ainda duas menções de Honra ao Mérito à Biblioteca Parque Villa-Lobos (SP) e ao projeto Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas para Todos (SP).

Cada projeto vencedor recebeu o troféu do Prêmio IPL e os finalistas receberam o selo de participação no Prêmio.

[11/12/2018 10:20:00]