Publicidade
Publicidade
Podcast do PublishNews agora está no Spotify
PublishNews, Redação, 26/11/2018
Na edição dessa semana, convidamos Anselmo Bortolin, da Meta Brasil / UmLivro, para falar sobre as soluções de impressão por demanda

O Podcast do PublishNews chegou nessa semana a sua edição de número 40! E para celebrar, uma novidade. A partir de agora, os episódios estão disponíveis também pelo Spotify.

Na edição dessa semana, recebemos Anselmo Bortolin, CEO e fundador da Meta Brasil / UmLivro, para falar um pouco sobre a impressão por demanda (POD – do inglês Print on demand). “Muitas vezes, a editora vê como o seu principal custo o custo de impressão do livro, mas a gente sabe que isso é só a ponta do iceberg. Os grandes custos da editora estão submersos e não são levados em consideração. Todo esse cenário induz o editor a erros. A impressão por demanda pode minimizar isso e ajudar o editor a ser mais assertivo”, defendeu.

Ele comentou ainda sobre a sua atual obsessão: acabar com o livro esgotado no Brasil. “O livro esgotado tem o seu mercado e um dos projetos da plataforma UmLivro é oferecer às editoras a possibilidade de ter todo o seu catálogo disponível, ou seja, a editora tem um título e não faz mais negócio com esse título porque ela pensa que, pelo modelo tradicional, vai ter que fazer algumas centenas de cópias e esperar vender. Será que o mercado ainda está demandando por esse livro? Será que é viável? Nesse modelo que a UmLivro propõe, qualquer livro é viável, já que ele só vai ser produzido e impresso, depois que alguém adquiri-lo e o bom é que, nesse caso, a editora não investe nada, não dispõe do seu fluxo de caixa para atender uma venda”, disse na entrevista.

Anselmo participou ainda do giro de notícias que comentou o que foi destaque no nosso noticiário na semana passada.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks e do #coisadelivreiro.

Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade
Leia também
​No último Podcast do PublishNews de 2025, a equipe da redação recapitulou alguns dos principais temas que pautaram o ano do mercado editorial brasileiro
O episódio da semana conversou com executivos sobre as novas lojas físicas da Estante Virtual e da Livraria da Vila
Programa desta semana foi até a CCXP, realizada em São Paulo, para conversar com representantes do mercado editorial de quadrinhos e cultura pop
Programa desta semana recebe dois autores que ganharam prêmios recentemente e um curador: Beatriz Bracher, Marcílio França Castro e Rogério Pereira
No episódio da semana, o escritor e influenciador Tiago Valente explica o que pensa sobre o fenômeno da 'leitura performática', tradução da expressão 'performative reading', uma tendência que vem se consolidando nas redes sociais
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
​No último Podcast do PublishNews de 2025, a equipe da redação recapitulou alguns dos principais temas que pautaram o ano do mercado editorial brasileiro
Em sua coluna, Henrique Rodrigues analisa alguns fatos da área do livro e leitura ocorridos em 2025
Um dos principais desafios da indústria livreira é entender como podemos manter vivo o interesse nos livros
O episódio da semana conversou com executivos sobre as novas lojas físicas da Estante Virtual e da Livraria da Vila
Quando eu lia a nossa literatura contemporânea, encontrava muito boas histórias, mas não encontrava a diversidade étnica e cultural de nosso país.
Itamar Vieira Junior
Escritor brasileiro

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar