Publicidade
Publicidade
Podcast do PublishNews agora está no Spotify
PublishNews, Redação, 26/11/2018
Na edição dessa semana, convidamos Anselmo Bortolin, da Meta Brasil / UmLivro, para falar sobre as soluções de impressão por demanda

O Podcast do PublishNews chegou nessa semana a sua edição de número 40! E para celebrar, uma novidade. A partir de agora, os episódios estão disponíveis também pelo Spotify.

Na edição dessa semana, recebemos Anselmo Bortolin, CEO e fundador da Meta Brasil / UmLivro, para falar um pouco sobre a impressão por demanda (POD – do inglês Print on demand). “Muitas vezes, a editora vê como o seu principal custo o custo de impressão do livro, mas a gente sabe que isso é só a ponta do iceberg. Os grandes custos da editora estão submersos e não são levados em consideração. Todo esse cenário induz o editor a erros. A impressão por demanda pode minimizar isso e ajudar o editor a ser mais assertivo”, defendeu.

Ele comentou ainda sobre a sua atual obsessão: acabar com o livro esgotado no Brasil. “O livro esgotado tem o seu mercado e um dos projetos da plataforma UmLivro é oferecer às editoras a possibilidade de ter todo o seu catálogo disponível, ou seja, a editora tem um título e não faz mais negócio com esse título porque ela pensa que, pelo modelo tradicional, vai ter que fazer algumas centenas de cópias e esperar vender. Será que o mercado ainda está demandando por esse livro? Será que é viável? Nesse modelo que a UmLivro propõe, qualquer livro é viável, já que ele só vai ser produzido e impresso, depois que alguém adquiri-lo e o bom é que, nesse caso, a editora não investe nada, não dispõe do seu fluxo de caixa para atender uma venda”, disse na entrevista.

Anselmo participou ainda do giro de notícias que comentou o que foi destaque no nosso noticiário na semana passada.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks e do #coisadelivreiro.

Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade
Leia também
Bruno Zolotar, Fernanda Garcia e Mariana Bueno detalham novidades e mudanças os dados da terceira edição da pesquisa
Editora celebra uma década da casa carioca com programação intensa e conversa sobre o estado do mercado editorial e a sua relação com a imprensa, entre outros assuntos
Gabriel Mattos discute como o Booktok, a comunidade digital de leitura formada na plataforma, está transformando hábitos e influenciando vendas
Programa recebe Malu Poletti, do Tatu Bola (Editora Planeta); Lara Berruezo, do HarperKids (HarperCollins Brasil); e Elisa Zanetti, dos selos Escarlate e Brinque-Book (Companhia das Letras)
Na conversa, falamos sobre a evolução do mangá no Brasil, sua importância como porta de entrada para novos leitores e as diferenças em relação a outros tipos de quadrinhos
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Bruno Zolotar, Fernanda Garcia e Mariana Bueno detalham novidades e mudanças os dados da terceira edição da pesquisa
A eliminação abrupta do shrink, sem redesenho logístico adequado, pode gerar efeitos ambientais indiretos indesejados
Espaço publieditorial reúne informações sobre livros lançados por editoras, forma independente ou autopublicados
Produto criado por uma startup norte-americana oferece trilhas sonoras sincronizadas com livros físicos que acompanham o leitor, em tempo real, a cada virada de página
Na peça 'O motociclista no globo da morte', ator vive um professor de matemática aparentemente racional, pacífico, que costuma ter empatia pelas pessoas e se afasta de qualquer ato violento
O prazer da leitura é também uma dor sem fim. Nem pensávamos que desenhar e escrever era já uma postura filosófico-política e que estaríamos defendendo no nosso direito de ler e escolher o que ler, o direito do outro.
Roger Mello
Escritor e ilustrador brasileiro

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar