14ª edição do Fórum das Letras começa hoje
PublishNews, Redação, 1º/11/2018
Evento literário se uniu ao Sesc e até o dia 4 de novembro homenageia Guilherme Mansur e Paulo Leminski e recebe nomes como Conceição Evaristo e Milton Hatoum

Contrariando a decisão que tomou no ano passado de transformar o Fórum das Letras de Ouro Preto em bienal, Guiomar de Grammont se uniu ao Sesc e inicia hoje a 14ª edição do evento literário. Até o dia 4 de novembro, com o tema Emergências: literaturas e outras narrativas, o Fórum homenageará os poetas Guilherme Mansur e Paulo Leminski com uma programação inteiramente gratuita e pensada pela Universidade Federal de Ouro Preto. Guiomar destaca que a realização do evento, este ano, é especialmente importante. “Estamos em um momento de emergências na história do Brasil, em que todos os nossos valores estão sendo colocados em xeque. Quem somos nós? O que queremos? Para onde vamos? Novamente, o Fórum da Letras coloca em discussão as grandes questões do presente, tais como democracia e memória, raça, gênero, territorialidade, futuro, patrimônio e urbanidade.

Casa da Ópera, o mais antigo teatro das Américas ainda em funcionamento receberá este ano os debates principais do evento | © Divulgação
Casa da Ópera, o mais antigo teatro das Américas ainda em funcionamento receberá este ano os debates principais do evento | © Divulgação
Oito mesas integram a programação do evento com temas que vão dos desafios para a criação e manutenção de uma revista literária até as identidades de escrita. Os bate-papos serão sediados em dois espaços: no Anexo do Museu da Inconfidência e na Casa da Ópera – o mais antigo teatro das Américas ainda em funcionamento, que, pela primeira vez, receberá os debates principais. No dia 03, por exemplo, o dia começa com a mesa Da criação à divulgação de Obras Literárias, oferecida pelo Prêmio Oceanos, com Maria Esther Maciel, Isabel Lucas e Carla Madeira e mediação de Selma Caetano, às 11h. Em seguida, os poetas Adriana Versiani e Nicolas Behr farão leituras de poemas de Guilherme Mansur e Paulo Leminski, às 12h30, nos jardins do Anexo do Museu da Inconfidência.

Também acontecem mesas sobre três títulos das Edições Sesc SP, A leitura, outra revolução e O leitor como metáfora, com Cristiane Tavares e Sandra Medrano e mediação de Cilza Bignoto, na qual discutem e apontam caminhos de reflexão sobre a leitura na contemporaneidade, às 14h30; e Espaço em obra: cidade, arte, arquitetura, com Guilherme Wisnik e Julio Mariutti, sobre os desafios do urbanismo e as relações entre arte e arquitetura, seguido de sessão de autógrafos, às 16h30.

Na Casa da Ópera, as atrações serão as mesas Identidade e território literário, também oferecida pelo Prêmio Oceanos, com Milton Hatoum e mediação de Isabel Lucas, no dia 2 de novembro, às 19h30; e Escreviver, com Conceição Evaristo e mediação de Dulce Maria Pereira, no dia 3, às 20h. Mais cedo, no mesmo dia, alunos de Artes Cênicas da UFOP farão um esquete de leituras dos textos de Conceição Evaristo, a partir das 19h. A programação completa você confere clicando aqui.

O Fórum contará também com duas exposições permanentes sobre os homenageados, ambas sediadas na Casa dos Contos (Rua São José, 12 – Centro Histórico). Já o Fórum das Letrinhas chega em um formato diferente, com a BiblioSesc. A biblioteca volante do Sesc ficará estacionada entre os dias 2 e 4 de novembro, das 10h às 16h, no Largo do Cinema, disponibilizando para o público o acesso gratuito a centenas de títulos, entre clássicos da literatura, aventuras, ficções e histórias reais, apostando assim na formação de novos leitores. Durante os três dias, haverá também a oficina de Contação de Histórias com o Coletivo Calango.

[01/11/2018 06:00:00]