Apanhadão: Morre Jacó Guinsburg
PublishNews, Redação, 22/10/2018
E mais: Novo festival literário em NY reúne autores brasileiros e americanos e Biblioteca Nacional já tem as obras e editoras estrangeiras que receberão bolsas de seu programa de edição e tradução no

Na tarde deste domingo (21), o editor e crítico de teatro Jacó Guinsburg, de 97 anos, faleceu em São Paulo vítima de insuficiência renal. Segundo o Estadão, o intelectual escreveu sobre literatura judaica no jornal e começou sua atividade editorial já na década de 1940. Guinsburg fundou a editora Perspectiva em 1965, da qual era diretor-presidente até sua morte e que se tornou uma das casas editoriais de referência para a publicação de crítica literária, teatral e ensaios.

Na coluna da Babel, destaque para o novo festival literário em nova York, o The Pessoa Festival, que pretende promover o diálogo entre escritores lusófonos e americanos e entre as obras desses autores. Organizado por Mirna Queiroz, da Revista Pessoa, e por Eric M. B. Becker, tradutor e editor da revista World Without Borders, em Nova York, a primeira edição acontece no dia 16 de novembro, na livraria Book Culture, e no dia 17, com transmissão ao vivo, no Lenfest Center for the Arts, vinculado à Universidade Columbia. Dentre os convidados estão autores brasileiros e americanos como Carol Rodrigues e Paul Betty.

No Painel das Letras, o anúncio de que a Todavia comprou os direitos do livro Drive your plow over the bones of the dead, último romance da polonesa Olga Tokarczuk. Best-seller em seu país, a autora ficou famosa mundialmente após ganhar o Man Booker International Prize com Bieguni (Os vagantes – Tinta Negra). A coluna anunciou também que a Biblioteca Nacional já tem as obras e editoras estrangeiras que receberão bolsas de seu programa de edição e tradução no exterior. Entre os eleitos, estão O Sol na cabeça, de Geovani Martins, que sai em alemão pela Suhrkamp e De escrita e de vida, de Clarice Lispector, para sair na Ucrânia. Entre os outros escolhidos, também estão Julián Fuks, Conceição Evaristo e Sérgio Sant'Anna.

Ainda na Folha, saiu a notícia de que a editora Mol impactou a vida de 230 crianças e suas famílias em comunidade carente da zona sul de SP por conta de recursos arrecadados com uma de suas revistas, a Todos. A editora, que também tem algumas obras publicadas como 101 coisas para fazer com as crianças antes que elas cresçam e Cadê meus óculos?, beneficia 49 ONGs e projetos sociais com a renda obtida nas vendas de suas revistas e é finalista do Prêmio Empreendedor Social 2018, realizado pela Folha.

N’O Globo, Ancelmo Gois contou que Rodrigo Alvarez está terminando mais um livro da série de best-sellers religiosos que começou com a história de N. Sª. Aparecida. Agora, vai abordar a vida de Maria Madalena, a discípula que era prostituta.

Tags: Apanhadão
[22/10/2018 05:00:00]