Sharjah: 1,6 milhões de títulos de 1.874 editores
PublishNews, Redação, 05/10/2018
Feira do Livro de Sharjah, reconhecida como a terceira maior do mundo, reunirá números impressionantes entre os dias 31/10 e 10/11. Uma missão de editores brasileiros estará no evento.

Ahmed Al Ameri, presidente da Sharjah Book Authority, apresenta aos jornalistas a programação da Feira Internacional do Livro de Sharjah que acontece entre os dias 31/10 e 10/11 | © Divulgação
Ahmed Al Ameri, presidente da Sharjah Book Authority, apresenta aos jornalistas a programação da Feira Internacional do Livro de Sharjah que acontece entre os dias 31/10 e 10/11 | © Divulgação
A organização da Feira Internacional do Livro de Sharjah, emirado árabe que carregará o título de Capital Mundial do Livro no ano que vem, realizou nessa semana uma conferência para a imprensa com o objetivo de apresentar o evento que acontece entre os dias 31 de outubro e 10 de novembro. Serão mais de 1,6 milhões de títulos apresentados por 1.874 editores de 77 países, incluindo o Brasil.

No encontro com jornalistas, Ahmed Al Ameri, que preside a Sharjah Book Authority, apresentou o tema da Feira – "Tale of letters" – e justificou a escolha apontando que ele incorpora o valor das letras na história do conhecimento humano e seu impacto na abertura de perspectivas de descoberta e comunicação entre as civilizações do mundo. Ele observou ainda que a feira “ressalta a centralidade do Emirado de Sharjah e seu projeto cultural inclusivo no mapa de eventos culturais globais. A edição deste ano mostra um aumento notável no número de editoras [+130] e de países [+12] que participam do evento pela primeira vez. Há uma diversidade excepcional em termos de atividades e títulos em exibição. Isto sublinha os pilares sobre os quais a feira se baseia”, disse aos jornalistas.

O Brasil será representado por uma missão de editores que estarão em Sharjah para acompanhar a sua programação profissional, que antecede a feira. A missão será composta por Antonio Erivan Gomes (Cortez / Telos), Donaldo Buchweitz (Ciranda Cultural), Juliana Farias (Sesi SP), Livia Campos (Boitempo) e Karine Pansa (Girassol), além de Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, gerente de relações internacionais da Câmara Brasileira do Livro (CBL). O PublishNews, pelo segundo ano, é convidado da feira e estará lá para ver as possibilidades que o mundo árabe abre para o Brasil.

Nunca é demais lembrar que Sharjah foi o país homenageado da última Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que aconteceu em agosto passado.

Tags: Sharjah 2018
[05/10/2018 09:26:00]